FEMAR 50 ANOS

Trazendo o Mar Até Você

Desde sua criação em 31 de Maio de 1966, a FEMAR não poupou esforços para alcançar os objetivos para os quais foi instituída. Foram 50 anos de muito trabalho na divulgação da importância do Mar para o país, seja realizando ou apoiando pesquisas ou capacitando pessoal em diversas áreas do Poder Marítimo, sempre mantendo o Mar como seu foco principal.

A partir de 1994, a FEMAR incrementou sua área de Ensino passando a ministrar Cursos do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) - Atividades Correlatas, em parceria com a Diretoria de Portos e Costas (DPC). Hoje existem no Sistema informatizado de Ensino (SIGE) registros de mais de 30 mil alunos que cursaram nesse período. Com base no Convênio firmado com a TRANSPETRO em 2012, serão formados mais de 700 Oficiais de Máquinas e de Náutica da Marinha Mercante até o final do 2° semestre de 2016. Para um melhor apoio aos Cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) foi montado o CENTRO DE SIMULADORES DA FEMAR (CSF) com capacidade para realizar diversos treinamentos nas áreas de Navegação, Máquina e Operações Comerciais Marítimas. Em 2016, a Escola Técnica de Estudos do Mar (ETEMAR), que é vinculada e mantida pela FEMAR, ministrará o Curso Técnico em Transporte Aquaviário (CTTA), previsto no catálogo de cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Curso Técnico e Emprego), em conformidade com a LDB (Lei nº 9.394). O Curso, com uma carga de 900 horas/aulas, formará profissionais técnicos de nível médio, não embarcadiços, para atuarem no transporte Aquaviário, incluindo a navegação, a logística e a movimentação de carga em terminais.

As comemorações do CINQUENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO transcorrerão ao longo do corrente ano com uma série de Eventos. Dentre os eventos comemorativos, cabe ressaltar: a realização de um Concurso Literário, com abrangência nacional, sobre o tema “Os Trabalhadores do Mar no Século XXI”; a Cerimônia Comemorativa dos 50 anos de criação da FEMAR, a ser realizada no dia 31 de maio, na sede social do Clube Naval, entidade instituidora da FEMAR; e o lançamento de um Selo Comemorativo do Jubileu.

A cerimônia de entrega dos prêmios, para os três primeiros colocados no Concurso Literário, a ser realizada no auditório da sede da Fundação, ocorrerá, em data a ser definida, no último trimestre do corrente ano Para que as comemorações alcancem o sucesso desejado, conta-se com a colaboração e a participação de todos !