Passagem de Cargo do Presidente da FEMAR

No dia 10 de março de 2017, o Vice-Almirante (Refº) Lucio Franco de Sá Fernandes transmitiu o cargo de Presidente da Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, para o Almirante de Esquadra (RM1) Airton Teixeira Pinho Filho.

A cerimônia, realizada no salão nobre do Clube Naval, associação instituidora da FEMAR, foi presidida pelo Vice – Almirante (RefºFN) Paulo Frederico Soriano Dobbin, atual Presidente do Clube, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Mauro César Rodrigues Pereira, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Roberto de Guimarães Carvalho, do ex-Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra (Refº) Marcos Augusto Leal de Azevedo, de integrantes do Almirantado, de Oficiais-Generais, de representantes da Comunidade Marítima, Científica e Acadêmica e de outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, o Almirante Lúcio destacou a importância da Fundação para a Sociedade Brasileira e ressaltou que os resultados alcançados em sua gestão foram, em muito, facilitados pela excelente qualificação dos profissionais da equipe que o auxiliou. Encerrou desejando felicidades ao seu sucessor, no gratificante desafio de presidir a FEMAR, que, nas palavras do Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva, é uma instituição que “nasceu da ideia de reunir os homens que vivem do mar e os que vivem para o mar”.

O Almirante Airton, que recentemente deixou o serviço ativo, depois de exercer o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada, agradeceu ao Comandante da Marinha a confiança que lhe foi conferida e, ao Almirante Lucio, a receptividade, a fidalguia e o esmero na transmissão de tão relevante função. Em seguida, o novo Presidente destacou a importância do evento, afirmando que não se tratava apenas de uma cerimônia e sim de um comprometimento em zelar pelo legado e exemplos deixados pelos notáveis brasileiros que o antecederam na nobre missão de manter a FEMAR como uma Instituição de referência no conhecimento do mar.

AE(Refº) Mauro César, AE (Refº) Guimarães Carvalho e AE (Refº) Leal de Azevedo
Integrantes do Almirantado