Visita à Escola Naval

No dia 25 de junho, uma comitiva da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) teve a oportunidade de conhecer a Escola Naval (EN), principal órgão de formação dos Oficiais da Marinha do Brasil. O Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho, foi recepcionado pelo Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Marcos Borges Sertã, que iniciou a visita com uma breve palestra, apresentando, dentre outros tópicos, o histórico da mais antiga Instituição de Ensino Superior do País.

Superintendente de Ensino da Escola Naval, Contra-Almirante (RM1) Paulo Cesar Mendes Biasoli. Superintendente Executivo da FEMAR, Vice-Almirante Washington Gomes da Luz Filho. Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho. Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Marcos Borges Sertã
Fundação de Estudos do Mar e Escola Naval

Durante a explanação, integrantes da FEMAR puderam entender que a Escola Naval tem como seu propósito principal, além de formar profissionalmente Oficiais de Marinha para os postos iniciais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes de Marinha, fortalecer nos jovens Aspirantes virtudes tais como comprometimento, patriotismo, lealdade, espírito de turma, disciplina e hierarquia.

“Formamos seres humanos com moral e ética. Formamos o caráter”, afirmou o Comandante da Escola Naval.

Contra-Almirante Sertã apresentando sua palestra
Capela Nossa Senhora dos Navegantes

Após a apresentação, o grupo seguiu para uma visita às instalações da Escola Naval, conhecendo o Museu; o Planetário, local onde os futuros Oficiais aprendem a desvendar os caminhos das estrelas; a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, cujo altar é uma réplica do Altar-Mor da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla; o Simulador de Avisos; os Camarotes; e a Praça D´Armas dos Aspirantes, aonde os visitantes foram brindados com uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara.

Por fim, os Femarinos assistiram à Parada dos Aspirantes, na qual são verificados o apuro dos uniformes e o asseio pessoal, e um emocionante e vibrante desfile dos Sentinelas dos Mares em continência ao Almirante Airton.

Parada dos Aspirantes