CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA – AULA INAUGURAL

No dia 02 de outubro, a Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, por meio de sua Escola Técnica de Estudos do Mar – ETEMAR, em parceria com a Escola de Guerra Naval – EGN, realizou no seu auditório a Cerimônia de Abertura e a Aula Inaugural do 9º Curso de Estratégia Marítima – ESMAR.

Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra (RM1) Airton

A Cerimônia de Abertura foi presidida pelo Presidente da FEMAR, o Almirante de Esquadra (RM1) Airton Teixeira Pinho Filho, e contou com as presenças do Diretor da EGN, o Contra-Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Júnior, e, do Superintendente de Pesquisas e Pós-Graduação da EGN, o Contra-Almirante (RM1) Márcio Magno de Farias Franco e Silva.

Diretor da EGN, Contra-Almirante Chaves

A Aula Inaugural, com o tema “Soberania Nacional: a Defesa da Amazônia Azul”, foi proferida pelo Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha – CEPE/MB, o Almirante de Esquadra (Refº-FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro.

Presidente do CEPE/MB, Almirante de Esquadra (Refº-FN) Monteiro e o Presidente da FEMAR

O curso visa proporcionar, aos 35 alunos matriculados, conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira (com ênfase nos aspectos do Poder Marítimo); da Estratégia Nacional de Defesa; e das Conjunturas Nacional e Internacional.