VISITA À TRANSPETRO

No último dia 25 de setembro, uma comitiva da FEMAR, composta pelo Superintendente Executivo, VA (FN-RM1) Gomes da Luz, Superintendente de Ensino, CMG (RM1) Coutinho, e Superintendente Técnico, CMG (RM1) Paulo Cesar, realizou uma visita à sede da TRANSPETRO no Centro do Rio de Janeiro.

Na ocasião, os representantes da Fundação foram recebidos pelo Gerente Executivo de Transporte Marítimo, CLC Paulo Afonso da Cruz Silva, e pelo Gerente da Inspetoria Geral de Navios, CLC Raildo Viana do Nascimento Júnior.

Após assistir uma apresentação sobre as atividades da TRANSPETRO, a comitiva visitou o Centro de Controle de Dutos e Terminais, o Centro de Acompanhamento de Navios e a Academia Marítima. Durante o evento, o CLC Paulo Afonso explanou sobre a organização da empresa, as características e a composição de sua frota de navios, a distribuição e os aspectos técnicos de seus dutos e terminais, a estrutura e a importância operacional dos centros de controle e dos simuladores de Navegação, classe “Full Mission”, e de Máquinas, ambos instalados na Academia Marítima da TRANSPETRO.

No decorrer da visita, foram identificadas oportunidades de sinergia entre as Instituições, ressaltando a necessidade dos cursos de Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas (APMA) e de Adaptação para Aquaviários (CAAQ) para as tripulações daquela empresa e, também, a possibilidade de seus representantes contribuírem com as atividades educacionais e sociais da FEMAR, no tocante a realização de palestras e visitas aos seu navios e terminais de carga.

Ao final, VA (FN-RM1) Gomes da Luz agradeceu a oportunidade que foi concedida à Comitiva da FEMAR de conhecer uma das mais importantes empresas de Transporte Marítimo do Brasil, ressaltando ter ficado impressionado com tudo que assistiu e que a visita tinha superado em muito as suas expectativas.