53 ANOS DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

No dia 31 de maio, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) completou 53 anos de atividades. FEMARINOS se reuniram para comemorar, no dia 7 de junho, esta data que transcorre em um período de plena atividade em prol da razão da existência da Instituição: difundir a mentalidade marítima para a sociedade brasileira!

FEMARINOS reunidos na entrada da Fundação

Muitos projetos foram desenvolvidos e executados ao longo dos anos.

Em seus mais recentes reconhecimentos, a FEMAR foi considerada referência de Instituição de Educação pela excelência de seu Programa de Responsabilidade Social, por intermédio de seus Projetos “Escola no Mar” (PROEMAR) e de “Gratuidade de Cursos” (PGC). Foi incluída junto à sociedade no Art. 2º da Lei Municipal nº 5242/2011, recebendo o Título de Utilidade Pública da Cidade do Rio de Janeiro pela Lei Municipal nº 6.529, de 15 de abril de 2019. “A Fundação, cada vez mais, demonstra sua importância para a sociedade. O esforço e a dedicação dos FEMARINOS nos enchem de orgulho”, destacou o Presidente da Fundação, Almirante de Esquadra (Refº) Airton Teixeira Pinho Filho.

A Instituição recebeu também, neste ano, a Certificação ISO 9001:2015 por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com validade até 03 de junho de 2022. A Política de Qualidade faz da FEMAR uma Fundação que se compromete “(…) com a melhoria contínua na busca da satisfação do cliente e da potencialização do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em seus processos e serviços voltados para o ensino profissional, atendendo os requisitos de qualidade de seus clientes e aqueles de caráter regulatório.”

O Superintendente Executivo destacou, em seu discurso, o padrão de qualidade e excelência da FEMAR

O Superintendente Executivo da FEMAR, Vice-Almirante (RM1-FN) Washington Gomes da Luz Filho, citando o Almirante de Esquadra Luís Filipe de Saldanha da Gama afirmou. “Ao criar esta Instituição em 1966, eu acredito que ele não imaginaria que, 53 anos depois, ela estaria como está hoje, com este padrão de qualidade e excelência. ”

“Almirante Airton, na pessoa do Senhor, nosso atual Presidente, nós cumprimentamos a todos àqueles que tiveram a honra e o privilégio de dirigir os rumos da FEMAR. Todos os seus FEMARINOS estão unidos para lhe parabenizar pelo dia de hoje”, finalizou o Superintendente Executivo.

O Presidente ressaltou as atividades, metas, desafios, e, principalmente, as conquistas da Instituição

Em suas palavras, o Presidente da FEMAR agradeceu a relevante dedicação dos funcionários, professores, colaboradores e de todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para o continuado sucesso desta Fundação. “É uma Instituição de referência no conhecimento do mar no Brasil. Parabéns FEMARINOS! Parabéns FEMAR!”, concluiu o Almirante de Esquadra (Refº) Airton.