FEMARINO DO RH SE ATUALIZA SOBRE INCLUSÃO, SELEÇÃO E RETENÇÃO DE PCD E JOVEM APRENDIZ

No dia 11 de junho, o Analista de Recursos Humanos (RH) da FEMAR, Wagner Medeiros, participou do workshop “Café com Talento”, realizado pela Catho Empresas.

O tema abordado foi a “Soluções Para Inclusão, Seleção e Retenção de Pessoas com Deficiência – PcD & Jovem Aprendiz no Ambiente Corporativo”.

Especialista em Inclusão Social, Maria de Fátima Araújo, durante o evento

Durante a manhã, o evento fez uma imersão sobre as várias ferramentas e soluções de captação e seleção de Pessoas com Deficiências e Jovem Aprendiz para a inclusão no ambiente corporativo e no cumprimento de cotas de uma empresa. Dentre os temas destacados pela Especialista em Inclusão Social (PcD e Jovem Aprendiz), Maria de Fátima Araújo, pode-se ressaltar: a inclusão de transexual (inclusão x diversidade); a acessibilidade estrutural; e a área comportamental (será que a empresa está preparada para receber esse “novo colaborador” no ambiente corporativo x diversidade?).

No workshop, os participantes foram divididos em oito grupos de 5 integrantes. Cada um teve a oportunidade de apresentar, em 10 minutos, como acontece o processo seletivo para PcD´s e JA´s nas suas respectivas empresas. O Analista de RH, Wagner Medeiros, foi parabenizado pelas etapas aplicadas com assertividade, sendo o diferencial a “Metodologia de Seleção da FEMAR”: “Durante a minha colocação, falei sobre o atual processo seletivo da Fundação e a metodologia aplicada. Foi considerada pela banca apresentadora e pela palestrante um “modelo diferencial” em comparação aos demais representantes, que, atualmente, apresentaram um processo que se limita a entrevistas individuais”, disse o FEMARINO, Wagner Medeiros.

Participantes do workshop “Café com Talento”

“O evento serviu como indicador do trabalho que estamos realizando em nossos processos seletivos. Nos coloca num patamar de assertividade nas contratações, diminuindo os custos com demissões e redução do nosso tour over. Agradeço ao meu Gestor e a Direção da Fundação pela oportunidade e confiança em representar a FEMAR nesse evento. É a possibilidade de expandir e promover nossa Instituição”, concluiu o Analista.