Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos – PPGEM

A Escola de Guerra Naval torna público o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos, em níveis de Doutorado e Mestrado Profissionais (“stricto sensu”).

As inscrições terão início em 12 de Agosto de 2019 e encerrar-se-ão em 27 de Setembro de 2019. Poderão inscrever-se civis e militares.O curso tem início previsto para Março 2020 com duração de dois anos para mestrado e quatro anos para doutorado.

Os Estudos Marítimos conformam um campo acadêmico interdisciplinar, que abrange as relações políticas e sociais do homem com os espaços marítimos e as águas interiores. O Programa se estrutura em torno da área de concentração “Defesa, Governança e Segurança Marítimas”, contando com três Linhas de Pesquisa: I – Política e Estratégia Marítimas; II – Regulação do Uso do Mar, Processo Decisório e Métodos Prospectivos; e III – Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo.

Informações sobre o edital, vagas, processo seletivo e corpo docente poderão ser visualizadas na página do PPGEM na Internet: www.marinha.mil.br/ppgem.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone: (21) 2546-9325, (21) 2546-9326 ou pelo e-mail egn.ppgem@marinha.mil.br.