FEMAR VIVE MOMENTOS DE CONQUISTAS

CMG (Ref.º T) Carlos Alberto de Sá e Souza
Assessor de Controle Interno e Qualidade

Em mais uma oportunidade, vem a FEMAR levar ao conhecimento do público leitor novas notícias das suas atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, bem como de seus projetos de responsabilidade social,sem perder o foco na sua missão estatutária de difundir a mentalidade marítima no Brasil. Recentemente, completamos cinquenta e três anos de profícua e contínua existência e temos muito o que comemorar. Nesse sentido, para melhor cognição, pontuamos algumas de nossas conquistas que muito nos orgulham, pois colocam a FEMAR num patamar de excelência, como a seguir detalhado:

• Certificação ABNT NBR ISO 9001: 2015 – na sua busca constante de aprimoramento dos processos de gestão, a FEMAR ingressa no seleto grupo de instituições possuidoras do Certificado ISO 9001: 2015, após ter sido avaliada pela auditoria de certificação levada a efeito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com escopo na área de ensino.
Reunião de abertura da Auditoria de Certificação pela ABNT
  • Título de Utilidade Pública da Cidade do Rio de Janeiro – A FEMAR foi contemplada com este título, conferido pela Lei Municipal n°6.529/2018, como reconhecimento do trabalho social desenvolvido pelo Projeto Escola no Mar (PROEMAR), junto às Secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro. Essa parceria beneficiou, no biênio 2017/2018, 1.512 alunos do ensino fundamental de 53 Escolas Estaduais e Municipais. Para 2019, espera-se atender 1.230 alunos de 41 Escolas.
Visita ao Museu Histórico Nacional
  • Ampliação do alcance social da Escola Técnica de Estudos do Mar (ETEMAR) – em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, desde 2018, mediante celebração do Termo de Colaboração, a FEMAR vem ministrando de forma gratuita o Curso Técnico em Transporte Aquaviário no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, tendo hoje duas turmas, na modalidade articulada com o ensino médio. Agora, em abril último, essa parceria foi ampliada, com o Curso Técnico em Portos, para uma turma, no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, na modalidade concomitante com o ensino médio.
No descerramento da Placa Indicativa do Termo de Cooperação SEEDUC – FEMAR, no C. E. Amaro Cavalcanti, o Superintendente Executivo da Fundação; a Diretora Pedagógica da FEMAR; a Diretora do Colégio; e o Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes

Destaca-se que, nas instalações da FEMAR, continuam acontecendo os Cursos Técnicos em Comércio Exterior, aberto ao público em geral, para candidatos que passaram por processo seletivo e são detentores do ensino médio completo. O Curso funciona no período vespertino e conta com 26 alunos matriculados. Recentemente, a FEMAR, recebeu do Conselho Federal de Administração (CFA) o parecer favorável do Registro Profissional, o que assegura aos seus alunos, ao final dos cursos, o registro técnico e a Carteira de Identidade Profissional.

• Não menos importante, revelou-se, pelos resultados alcançados, o Acordo firmado com a Escola de Guerra Naval tendo como objeto o desenvolvimento de estudos relacionados com as Políticas Nacionais voltadas para o Mar, tratando das atividades do Poder Marítimo, materializadas na Política Nacional para Assuntos Antárticos, na Política Marítima Nacional, na Política Nacional para os Recursos do Mar e no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, onde foram indicadas sugestões para o aperfeiçoamento dessa matriz. Tal projeto foi permeado de Simpósios e Workshop que, juntamente, com o trabalho de pesquisa, rendeu como produto final um extenso relatório.
Apresentação do Simpósio “O Brasil e a Economia Azul” feita pelo Contra-Almirante (RM1) Marcos Lourenço de Almeida
Em Brasília, o Simpósio contou com a ilustre presença da senadora Ana Amélia Lemos e do Comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior
  • Crescem as atividades da FEMAR nas áreas de pesquisa, extensão e inovação – a participação como Fundação de Apoio, junto às Instituições de Ciência e Tecnologia da Marinha, teve um significativo avanço, com o incremento de projetos de caráter científico e tecnológico, originando a assinatura de vários Contratos nessa modalidade. Nesse contexto, buscando estabelecer as melhores condições para formação do conhecimento sobre o funcionamento e atuação de uma Fundação de Apoio, a FEMAR filiou-se ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES).

Assim, relevante destacar, dentre outros, o Contrato de Fundação de Apoio firmado com o Centro de Análise e Sistema Navais, (CASNAV) para atender ao Projeto Hermes, dedicado a interoperabilidade entre os Sistemas de Comando e Controle das Forças Armadas, e o Projeto de Exame de Situação Operacional (ESO), relacionado com a evolução do Sistema de Planejamento Operacional Militar (SIPLOM), ambos de fundamental importância para o Ministério da Defesa nas Operações Conjuntas.

• Em relação às novas parcerias, releva mencionar o Termo de Cooperação firmado com a Petrobrás S.A. e o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para dar continuidade às atividades do Programa de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC), na sua 3ª fase, com escopo direcionado para a Margem Oriental da Costa Brasileira, com esta Fundação atuando como interveniente. Já na fase final de ajustes, estaremos brevemente celebrando o Termo de Cooperação com a Petrobrás S.A. e a Secretaria da Comissão para os Recursos do Mar (SECIRM), importante pela pesquisa científica que se realizará, cujo objetivo será o de desenvolver as atividades do Programa Setorial para os Recursos do Mar (PSRM) e o Programa Antártico (PROANTAR), com a FEMAR executando a gestão administrativa do Acordo.