ORDEM DO DIA ALUSIVA AO 54º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

No dia em que completamos 54 anos, pondo em prática a ideia do Almirante de Esquadra JOSÉ SANTOS DE SALDANHA DA GAMA, o então Presidente do Clube Naval, de reunir os homens que vivem para o mar e os que vivem do mar, para que juntos criassem uma Fundação que incutisse no povo brasileiro a mentalidade marítima e a convicção de que o Brasil não é viável sem o seu mar, apesar de águas revoltas, temos muito a comemorar.

O Brasil e o mundo vivem uma situação sem precedentes, com apreensões em relação ao futuro. É certo afirmar que atravessamos um período jamais vivenciado por nossa geração. Em que pese esta fase, não podemos deixar de agradecer a Deus o fato de nossa instituição, a FEMAR, estar conseguindo, com a união de todos e as ações tempestivas adotadas para proteção de seu patrimônio humano, continuar firme cumprindo sua tarefa.

Além disso, a capacidade de se adaptar rapidamente aos novos métodos de trabalho nos possibilitou vencer os primeiros obstáculos, superando as dificuldades e mantendo a nossa trajetória.

Ao ser surpreendida com a necessidade de implantar o isolamento social imposto em todo País, com o intuito de restringir o contágio da corona vírus, a FEMAR, rapidamente, estabeleceu, com sucesso, o método home office de operar, graças ao conhecimento profissional de seus funcionários, a modernidade de seu parque tecnológico e a integração entre suas superintendências e setores. Tal medida permitiu que, com segurança, pudéssemos continuar gerenciando todos os nossos projetos, em particular os de “Termos de Cooperação”, tão relevantes para a Marinha do Brasil, e contatar novos parceiros, negociando contratos com o Ministério do Meio Ambiente, Banco Mundial e IBAMA, visando ampliar nossa carteira de clientes.

Com a mesma agilidade mencionada, substituiu as concentrações de alunos das salas de aula físicas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, implantando a Educação a Distância, de forma segura e eficaz, a fim de continuar atendendo nossos alunos e as demandas da área de ensino de nossa sociedade.

Colaboradores da FEMAR, as ações acima descritas, aliadas ao sucesso alcançado por nossa instituição em 2019, nos faz crer que estamos no rumo certo e que, em breve, voltaremos a navegar em mares tranquilos, com todos juntos, na certeza que alcançaremos nossa meta principal de sermos reconhecidos pela sociedade brasileira como uma instituição de referência no conhecimento do mar.

Parabéns femarinos!

“CARPENT TUA POMA NEPOTES” – “Teus filhos colherão os frutos”