FEMAR INICIA A 1ª EDIÇÃO ON-LINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA

No dia 1º de outubro, a Fundação de Estudos do Mar – FEMAR realizou a Aula Inaugural do Curso de Estratégia Marítima na modalidade on-line. Em sua abertura, o Almirante de Esquadra (Ref.) AIRTON Teixeira Pinho Filho, Presidente da Fundação, cumprimentou e agradeceu a presença de todos, em especial a do Almirante de Esquadra (Ref.-FN) Álvaro Augusto Dias MONTEIRO, Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), e a do Contra-Almirante PAULO César Bittencourt FERREIRA, Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN).

“É com muita satisfação que a FEMAR, em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), ministrará o 1º Curso de Estratégia Marítima, ESMAR, na modalidade on-line, devido às circunstâncias de enfrentamento da COVID-19. Não poderia deixar de destacar a participação do Almirante MONTEIRO, que pelo seu 5º ano consecutivo nos abrilhantará com a Aula Inaugural. Aos discentes, a razão de ser da nossa Fundação, o meu desejo que o Curso ESMAR 2020 seja proveitoso e de grande valia profissional”, proferiu o Presidente da FEMAR na abertura da Aula.

Em seguida, o Almirante PAULO FERREIRA enalteceu a iniciativa da FEMAR. “É um curso de alto nível sobre os aspectos mais amplos do Poder Marítimo, incluindo o Poder Naval, onde a EGN participa efetivamente com parcela da carga horária com seus instrutores. Aproveito, ainda, essa oportunidade para estender o convite para os alunos do ESMAR conhecerem o Programa de Pós Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, como forma de dar continuidade aos seus conhecimentos”, afirmou.

Quase 60 participantes estavam presentes na Aula Inaugural on-line do Almirante MONTEIRO sobre “A Oceanopolítica do Atlântico Sul”. Dentre vários aspectos, o Presidente do CEPE-MB destacou a Amazônia Azul e a sua importância, ressaltando o maior bem comum da humanidade: o OCEANO! “Se antes o oceano era uma barreira entre os povos, hoje ele conecta as pessoas”, destacou. Também fez um comparativo entre a abordagem geopolítica tradicional e a atual, bem como enalteceu a importância da Marinha do Brasil na diplomacia naval. Com seu dinamismo único, o Almirante MONTEIRO vibrou ao fim da Aula Inaugural, com o lema dos nossos Fuzileiros Navais: “ADSUMUS”!, “arrancando” aplausos de todos.

O ESMAR 2020 iniciou com 51 alunos, sendo 50 matriculados de vários estados do Brasil e 01 de Moçambique, da capital Maputo, ou seja, o ESMAR tornou-se internacional! O curso, que finaliza no dia 1º de dezembro, visa proporcionar aos discentes conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, com ênfase nos aspectos do Poder Marítimo, da Estratégia Nacional de Defesa e das Conjunturas Nacional e Internacional. Tem como público alvo portadores de diploma de ensino superior, graduandos da área de Relações Internacionais, Comércio Exterior e Direito. Todas as palestras e aulas on-line serão ministradas utilizando o ambiente virtual Google Meet.