FORMATURA DA 1ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

A Colação de Grau da 1ª Turma do Curso Técnico em Transporte Aquaviário-Articulado – CTTA-ART, aconteceu às 14h do dia 02 de fevereiro de 2021 nas dependências da Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, fruto da parceria entre a Fundação e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC RJ.

A Escola Técnica de Estudos do Mar – ETEMAR, mantida pela FEMAR, em parceria com a SEEDUC RJ, teve a iniciativa pioneira na Rede Pública de Ensino em oferecer formação técnica para os 27 formandos articulada com o Ensino Médio, tanto nas dependências do Colégio Estadual Infante Dom Henrique como em nossos simuladores.

Hino Nacional no início da Cerimônia no Auditório da FEMAR

A Formatura contou com a participação restrita dos formandos, autoridades e professores da FEMAR devido à situação pandêmica atual. A Cerimônia foi transmitida on-line, via Google Meet, para os familiares. O Presidente da Fundação de Estudos do Mar, Almirante de Esquadra (Ref.) AIRTON Teixeira Pinho Filho, na abertura do evento, destacou para os formandos “a certeza de que eles saberão honrar a Instituição que os formou com a demonstração das competências técnicas desenvolvidas nesses dois anos, por ocasião dos cuidados com os navios que vierem a atracar, sob sua responsabilidade, nos portos brasileiros”, concluiu.

O Presidente, Almirante de Esquadra (Ref) AIRTON durante o seu discurso de abertura

A Cerimônia contou com a participação especial on-line do Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, Sr. JOSÉ CARLOS MADUREIRA SIQUEIRA, e, da Superintendente de Projetos Especiais da SEEDUC RJ, Sra. VIVIANNE FERREIRA TAVARES DORADO.

Comentários do Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, Sr. JOSÉ CARLOS MADUREIRA SIQUEIRA

Comentário da Superintendente de Projetos Especiais da SEEDUC RJ, Sra. VIVIANNE FERREIRA TAVARES DORADO

A Diretora da Escola Técnica de Estudos do Mar – ETEMAR, Pedagoga SIMONE NOGUEIRA Vieira da Silva, agradeceu pelo comprometimento do Corpo Docente da ETEMAR e ao Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique e sua equipe pedagógica, por terem sido fundamentais para o sucesso do projeto. “O ano de 2020 marcou nossas vidas. Dormimos com o ensino presencial e acordamos com o ensino remoto”, destacou e continuou seu discurso direcionado aos formandos: “(…) Valeram a pena os dias de angústia, cansaço e exaustão. Cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum. Ter um sonho faz toda a diferença! Tenham sonhos, acreditem nos vossos potenciais, transformem, lutem, persistam, não desanimem. Sejam completamente apaixonados pelo que fizerem. Olhem para frente e para o alto como as águias”, foram as palavras de incentivo da Pedagoga aos formandos.

“Desejamos ter contribuído para despertar em vocês o gosto pelos estudos e pesquisa. Por cultivar a curiosidade, o senso crítico, o espírito de colaboração e o comprometimento”, afirmou

“Talvez seja o nosso último momento reunidos. Talvez o destino nos reúna novamente. Não dá pra saber”, assim iniciou o discurso do formando e orador da turma, RODRIGO SOARES DA SILVA. “Mas de uma coisa eu sei: que todos os nossos bons momentos não serão esquecidos. Não só da nossa turma, mas digo também dos nossos diretores e professores organizando eventos incríveis e passeios maravilhosos, que sempre pedimos aquele replay. Vamos sentir saudades das broncas (rs). De todos os professores que foram muito especiais, nos ensinando e direcionando para o caminho correto sempre. É decidir seguir em frente quando a vontade é parar. E isso serve de inspiração para todos. Que não desistam dos seus sonhos!”, disse o orador.

“Não basta conquistar sabedoria, é preciso saber usá-la”, concluiu

No fim do seu discurso, em nome da turma, o Orador fez uma homenagem àquele que “foi um amigo, companheiro, que nos tratou como filhos e que nos ensinou mais do que matérias em sala de aula. Sempre nos incentivando! Essa homenagem é pra você, professor Cristiano!”, finalizou dando abertura ao discurso do Paraninfo, extremamente emocionado, Capitão de Longo Curso LUIZ ALBERTO CRISTIANO. O professor cumprimentou aos formandos por esta vitória, especialmente nesse período de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Juntamente com os professores, vocês conseguiram chegar no ano de 2020 num porto seguro. Gratidão à turma pela deferência que tiveram em me conceder tal honraria de ser o 1º Paraninfo da turma do Curso Técnico de Transporte Aquaviário em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Confesso que fiquei nervoso ao saber que seria o Paraninfo. As palavras me faltaram”, afirmou o professor Cristiano.

“Desejo saúde e sucesso! Se precisarem o bom amigo estará aqui!”, concluiu
Enfim, formados! A turma reunida com o Presidente e o Vice-Presidente