DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu em 22 de março o Dia Mundial da Água.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre esse tema. O propósito é colocar em pautas importantes relacionadas a este recurso natural de valor inestimável e mostrar o quanto a água é vital para os ciclos biológicos e para o equilíbrio do meio ambiente. Formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), composta pela molécula H2O, a água é fundamental para a vida de todas as espécies.

A cada ano, um novo tema é escolhido. O de 2021 é “Valorizar a água”. Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos, a saber:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A vida no planeta só é possível graças à presença de água. Então, cuide das fontes de água, fundamentais para a nossa sobrevivência.