DIMINUIR O CONSUMO DO PLÁSTICO NO DIA A DIA

Atitudes simples que podem causar um tremendo impacto positivo nesse cenário
Onde estamos… Para onde vamos?

Os plásticos de um só uso (que são a metade do plástico que utilizamos por ano) têm uma vida útil média de 12 a 15 minutos. O problema é que, de acordo com a empresa Life Out Of Plastic (LOOP), podem demorar até 500 anos para desaparecer. Diante todas as desvantagens que o plástico traz, sem dúvida, concluímos que precisamos reduzir o consumo desse material.

Todo plástico utilizado um dia irá se tornar num microplástico**. E o microplástico no ambiente acaba sendo um concentrador de outras substâncias tóxicas presentes no meio ambiente, como os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Contaminado pelos POPs, o microplástico potencializa a contaminação dos seres vivos, uma vez que, devido ao seu pequeno tamanho, alcança locais impensáveis.

**Microplástico

Pequena partícula de plástico. É um dos principais poluentes dos oceanos. Alguns pesquisadores consideram que o tamanho máximo do microplástico é de 1 milímetro, enquanto outros adotam a medida de 5 milímetros.

Você sabia que o microplástico já está presente na água potável do mundo inteiro, no gelo polar, nos alimentos, na atmosfera, em animais da base da cadeia alimentar e no sal?

O plástico sobreviverá a nós e nossos filhos. A boa notícia é que, como consumidores, podemos reverter esta situação

Está cada vez mais latente o entendimento de que as atividades humanas dependem (e influenciam) fortemente no Oceano: a produção de oxigênio; por exemplo, bem como a regulação do clima, o sequestro e armazenamento de carbono; a imensa e ainda desconhecida biodiversidade; além de variados outros serviços ecossistêmicos.

Substituir o material descartável é possível!

Leve uma vida mais sustentável!

Garrafa e/ou copo ecológico

Em vez de consumir garrafas plásticas, incorpore o hábito de ter consigo sempre uma garrafa reutilizável. Essa é uma ótima maneira de cortar o plástico dos momentos de sede e/ou hora do cafezinho quando estiver na rua e no trabalho. No caso da água, carregue a garrafa abastecida!

Talheres

Para refeições e lanches no trabalho, tenha talheres sempre à mão: deixe uma colher, um garfo e uma faca guardados com seus pertences. E quando fizer um pedido de comida, lembre-se de dispensar talheres descartáveis.

Canudo de plástico

Item dispensável no consumo diário! O canudo pode ser outra porta de entrada em uma vida com menos plástico. Os de alumínio podem ser uma solução, que cabem na bolsa e podem estar com você por onde for.

Chicletes

Pode ser uma surpresa, mas chicletes também são feitos de plástico! A maioria dos que são comercializados nos dias de hoje inclui plástico na sua composição. Tente reduzir seu consumo e ponha-os no lixo adequado para serem reciclados.

Refil

Para cosméticos e produtos de limpeza dê privilégio para produtos que tenham como opção refil e/ou em sua composição material reciclado.

Itens de higiene

Algumas opções de itens de higiene sustentáveis: escova de dentes de plástico por uma de bambu (…) Lâminas de barbear por modelos de metal em vez dos descartáveis (…) Absorventes descartáveis por opções reutilizáveis, como calcinhas e coletores menstruais!

Produtos a granel

Os recipientes descartáveis como: bandejas de poliestireno, garrafas PET, tetra paks e embalagens de plástico, estão por toda parte. Evite o plástico das embalagens que sempre acabam no lixo! Ao comprar produtos como cereais, grãos e sementes, leve seu próprio pote!

Prendedores de varal

Ao estender a roupa no varal, use os prendedores de madeira. Até as menores ações podem ter um grande impacto positivo no nosso planeta.

Compras/ Mercados / Farmácias

Na hora de fazer compras, carregue uma sacola retornável. Existem diversos modelos com estampas que agradam a todos os gostos. Escolha a sua e evite as sacolinhas plásticas.

Escolas / Mídias

É importante que as escolas e a mídia abordem o tema. Lembrem-se do consumo consciente, do reaproveitamento e de zelar pelo destino adequado do lixo. É fundamental que nossas crianças sejam cidadãos bem informados!

O Mundo Produz