É HORA DE ABRIR ESPAÇO PARA DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS!


A enorme biodiversidade encontrada na Amazônia Azul, além da inquestionável importância ambiental, abriga grande variedade de organismos marinhos presentes nas águas do país e contribui especialmente no âmbito do desenvolvimento da biotecnologia marinha (…). A existência de consideráveis recursos naturais marinhos vivos e não-vivos suscita especial atenção no que tange à vigilância e à proteção dessa vasta área. As riquezas minerais e a enorme biodiversidade encontradas na região ilustram, ao mesmo tempo, o potencial de exploração e a necessidade de preservação”, afirmou o Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Israel de Oliveira Andrade.*

* https://www.marinha.mil.br/economia-azul/noticias/economia-azul-o-desenvolvimento-que-vem-do-mar

Se a nossa Amazônia Azul possui importância tão significativa para as nossas vidas, por quê a presença do lixo marinho?

O QUE É O LIXO MARINHO?

Todo detrito que é jogado de forma proposital ou que cai por acidente nos mares e oceanos, contribui para o aumento da poluição do mar. Garrafas plásticas e/ou de vidro, canudos, embalagens, linhas, redes de pesca, sacolas e sacos plásticos são alguns exemplos de lixo marinho.

O lixo marinho, além de ser o principal causador da morte anual de cerca de 100 mil mamíferos marinhos e 1 milhão de aves marinhas, pode deixar as praias impróprias para o banho; prejudicar a vida nos ecossistemas marinhos; e/ou ainda enroscar em partes de embarcações, provocando acidentes ou avaria das mesmas. 

Consequentemente, também pode acarretar o desequilíbrio ecológico: a contaminação de peixes e demais animais marinhos; a morte de pássaros que se alimentam de peixes contaminados ou estão em contato com substâncias químicas e de animais como tartarugas, baleias, tubarões e pinguins pela simples ingestão de lixo.

A CONSCIENTIZAÇÃO É PRIMORDIAL!

Para a preservação de mares e oceanos, é preciso conscientização de forma única e pessoal. Algumas soluções ajudam, mas o bom comportamento é contagioso!

Nas praias, recolha todo seu lixo. Conscientize os trabalhadores de embarcações, turistas e moradores de áreas próximas aos mares e oceanos. O lixo marinho também suja e contamina a areia, prejudicando o turismo em cidades litorâneas.

Cabe ressaltar ainda que tudo o que se joga nos rios também chega nos oceanos!

Preserve, cuide e reprima quem poluir… No futuro, todos agradecerão!