08 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

Os Oceanos representam 70% da superfície da Terra. Constituem dois terços da superfície terrestre e são os principais reguladores térmicos do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos Oceanos. É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os Oceanos, realizar atividades de conscientização. Todos os anos, o Dia Mundial dos Oceanos apresenta um tema diferente. Para celebrar esta data em 2021, o tema escolhido é “Os Oceanos: vida e subsistência”.

Frases

• Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer”. Ziraldo, cartunista
  • “O mar não é um obstáculo: é um caminho”. Amyr Klink, navegador
  • “O oceano nos deu a vida, está na hora da gente retornar o favor”. Sylvia Earle, oceanógrafa
  • “Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida“. Jacques Cousteau, oceanógrafo

Não deixe de ler no link do nosso Portal “FEMAR E O MAR”, o que é a Década dos Oceanos e seu propósito!

No Dia Mundial dos Oceanos, a Revista Vogue listou os 7 melhores documentários sobre o Oceano. Aproveite para assistir e dar sua opinião!

1. Professor Polvo (2020)

2. Blue Planet II (2017)

3. Em Busca dos Corais (2017)

4. A Enseada (2009)