O QUE É A AMAZÔNIA AZUL?

A Amazônia Azul corresponde à parcela do mar, hidrovias e demais águas interiores, sobre as quais o Brasil possui jurisdição, responsabilidades e direitos, com cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de extensão, o que equivale a, aproximadamente, metade da nossa massa continental. Em virtude de possuir essa área equivalente ao nosso território terrestre, com dimensão e biodiversidade semelhantes ao da Amazônia Verde, convencionou-se chamá-la de “AMAZÔNIA AZUL”.

No mar
estão as reservas do pré-sal e dele retiramos cerca de 95% do petróleo,
80% do gás natural e 45% do pescado produzido no País. Por nossas rotas
marítimas, escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa
área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda
inexplorados. Um acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios
ambientais, com a existência de estratégicos portos, centros
industriais e de energia.

O Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira – LEPLAC realiza o trabalho que definirá o Limite Exterior da Plataforma Continental Brasileira, além das 200 milhas náuticas (Zona Econômica Exclusiva – ZEE), na qual o Brasil exercerá soberania para a exploração dos recursos naturais do leito e subsolo marinhos.
O Estudo do Limite Exterior da Plataforma Continental Brasileira foi encaminhado à Organização das Nações Unidas (ONU), para acrescentar 2,1 milhões de km² ao nosso território que, somados aos 3,6 milhões de km² de Zona Econômica Exclusiva, totalizará uma área marítima de 5,7 milhões de km², ampliando a nossa “AMAZÔNIA AZUL”.

O que é a Comissão Interministerial para
os Recursos do Mar

A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM, orienta o desenvolvimento das atividades que visem à efetiva utilização, exploração e aproveitamento sustentável dos recursos naturais da “AMAZÔNIA AZUL” e áreas internacionais, de acordo com os interesses do Brasil e, por meio de seus Programas, incentiva a formação de recursos humanos na área de Ciências do Mar, estimula o desenvolvimento de pesquisa e inovação nas diversas áreas do conhecimento, além de contribuir para ampliação de uma mentalidade marítima na população brasileira, despertando o interesse sobre a importância do mar e o uso racional e sustentável dos seus recursos.

Amazônia Azul: caminho para a sobrevivência e prosperidade do Brasil!
Não perca!https://www.youtube.com/watch?v=Qi8zhL3yNzg