FEMAR INICIA A 2ª EDIÇÃO ON-LINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA

O curso de Estratégia Marítima – ESMAR 2020, na modalidade on-line, foi um sucesso. No último dia 03 de agosto, a Fundação de Estudos do Mar – FEMAR realizou a abertura da Aula Inaugural da sua 2ª. edição. Dessa vez, todas as palestras e aulas on-line serão ministradas utilizando o ambiente virtual Microsoft Teams. O ESMAR 2021, que iniciou essa edição com 70 alunos oriundos de 5 regiões brasileiras e finaliza no dia 07 de outubro, visa proporcionar aos discentes conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, com ênfase nos aspectos do Poder Marítimo, da Estratégia Nacional de Defesa e das Conjunturas Nacional e Internacional.

Em sua abertura, o Presidente da Fundação, Almirante de Esquadra (Ref.) AIRTON Teixeira Pinho Filho, cumprimentou e agradeceu a presença de todos, em especial a do Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), Almirante de Esquadra (Ref.-FN) Álvaro Augusto Dias MONTEIRO, que pelo sexto ano consecutivo realizou uma brilhante Aula Inaugural, e a do Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN), Contra-Almirante SILVIO LUIS dos Santos.

Airton Teixeira Pinho Filho – Presidente da Femar

“É com muita satisfação que a FEMAR, em parceria com a EGN, ministrará o 2º Curso ESMAR, na modalidade on-line, devido às circunstâncias de enfrentamento da COVID-19. Não poderia deixar de destacar a participação também dos discentes, a razão de ser da nossa Fundação. O meu desejo é que o ESMAR 2021 seja proveitoso e de grande valia profissional”, proferiu o Presidente da FEMAR na abertura do evento.

Contra-Almirante SILVIO LUIS

Em seguida, o Contra-Almirante SILVIO LUIS enalteceu a iniciativa da FEMAR. “Sinto-me lisonjeado pelo convite em nome de toda escola. Parabenizo o excelente Curso que há mais de 10 anos vem sendo executado com excelência. Congratulo professores e instrutores que, mesmo na modalidade on-line, não perderam a qualidade do ensino, em especial do bom estudo, cursos e palestras”, enfatizou em suas palavras. O Diretor da EGN ainda aproveitou a oportunidade para convidar os alunos do ESMAR a conhecerem o Programa de Pós Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, como forma de dar continuidade aos seus conhecimentos.

Em sua Aula Inaugural, o Almirante MONTEIRO abordou o tema “A Oceanopolítica do Atlântico Sul” com a seguinte reflexão: “Se antes o Oceano era uma barreira entre os povos, hoje ele conecta as pessoas”. Com seu dinamismo único, encerrou sua apresentação com o lema dos nossos Fuzileiros Navais: “ADSUMUS”!, “arrancando” aplausos de todos.

Finalizando o 1º. dia do ESMAR 2021, o Coordenador Acadêmico (EGN), CMG (RM1) LEONARDO Faria de MATTOS, e, a Diretora Pedagógica da FEMAR, SIMONE NOGUEIRA, fizeram uma apresentação do Curso aos alunos, bem como a metodologia que será adotada. “O início será bastante teórico, mas o ESMAR 2021 é muito prático. E essa é a nossa intenção! É mais um desafio. Contamos com a colaboração de todos,” finalizou o CMG (RM1) LEONARDO MATTOS.