DIA DA AMAZÔNIA

Com aproximadamente sete milhões de km2, sendo cinco milhões e meio de florestas, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade. A maior reserva natural do planeta, a Amazônia é o bioma fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do mundo.

É UMA DAS MAIORES RIQUEZAS DA HUMANIDADE!

Todos os anos, o Dia da Amazônia é celebrado em 05 de setembro. A data foi instituída pela Lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, com o propósito de conscientizar a sociedade sobre a importância da maior floresta tropical do planeta e da sua biodiversidade para o mundo.

Distribuídos em nove países da América do Sul, a Amazônia é o habitat de inúmeras espécies de seres vivos. Estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos.Segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), na Amazônia são encontrados cerca de 30 milhões de espécies animais. O boto-cor-de-rosa, o peixe-boi-da-amazônia, a lontra neotropical, o sauim-de-coleira e a onça-pintada são alguns dos animais que podem ser encontrados em seu território. A Amazônia também é uma grande fonte de matérias-primas utilizadas na medicina, na alimentação e em outras atividades comerciais.

Por ser uma região rica em recursos, a Amazônia desperta o interesse de muitas pessoas. Entretanto, a exploração pode vir a causar danos ao ambiente. A data busca alertar sobre os principais problemas que afetam a região, como o desmatamento.

Como medidas para preservar a região amazônica são necessárias políticas públicas para diminuição do desmatamento, o aumento da fiscalização para reprimir as atividades ilegais, melhorar as práticas de trabalho para conviver em harmonia com o ambiente e maior participação da população para cobrar políticas ambientais dos gestores.

PRECISAMOS PROTEGER A AMAZÔNIA!