Filosofia

yellow-dot
A Fundação destina-se a contribuir para o conhecimento dos aspectos sócio-econômicos e políticos do mar, bem como dos problemas a ele referentes; valorizar a pessoa do trabalhador da indústria de construção naval, do transporte aquaviário e da pesca, promovendo a maior produtividade dessas atividades comerciais e industriais; procurar os meios para racionalização do trabalho nos portos; através de estudos, buscar soluções para o incremento do transporte aquaviário, promover o conhecimento e a difusão dos problemas atinentes ao complexo aquaviário, transportes, portos, pesca, navegação, construção naval, ciências do mar e legislação pertinente, tudo com vistas a contribuir para difundir a mentalidade marítima no Brasil.

Para consecução desses objetivos a Fundação realiza estudos e pesquisas, cursos, seminários e outras atividades congêneres para a formação, especialização e aperfeiçoamento do pessoal capacitado ao exercício de empreendimentos públicos e privados relativos ao mar e pode ainda :

Financiar estudos, pesquisas e publicações que visem direta ou indiretamente, promover o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos relativos às atividades marítimas;

Firmar convênios e contratos com outras instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, para a execução de planos e projetos referentes às suas atividades ou destinados ao recebimento ou prestação de assistência técnica relacionados com suas atribuições;

Apoiar, quando necessário, as atividades de seleção, formação básica e profissional de integrantes da Marinha Mercante e da Marinha do Brasil, provendo recursos materiais e prestando assessoria técnica e acadêmica;

Missão

A FEMAR tem com objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

Visão

Ser reconhecida pela sociedade brasileira como uma instituição de referência no conhecimento do mar.

Valores

Busca da excelência, Educação continuada, Coordenação, Comprometimento, Compromisso com conhecimento do mar, Responsabilidade Social / ambiental / Segurança e Saúde Ocupacional.