Gestão de Projetos

yellow-dot
Criada em 1966 como instituição precipuamente dedicada a estudos relacionados ao mar, a FEMAR, a partir de 2000, passou a atuar também em Projetos com a Marinha do Brasil relacionados à pesquisa e extensão. Em 26 de abril de 2011, a Fundação foi credenciada no MEC como Fundação de Apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil – NIT MB obtendo respaldo institucional para gestão de projetos na MB. Em 04 de novembro de 2014, o credenciamento foi renovado pelo MEC por um período de 02 anos.

Facilidades na Gestão de Projetos

A FEMAR possui uma equipe especializada no gerenciamento de Projetos provendo uma ampla gama de serviços e informações que possibilitam aos coordenadores das instituições apoiadas a execução, com sucesso, de seus projetos:

Gestão Administrativa Financeira

O setor de projetos realiza a emissão de relatórios mensais com a posição dos recursos recebidos e gastos já realizados, bem como, a consolidação das despesas em andamento. Em breve, os Coordenadores terão acesso “on line” a todas as informações necessárias, por meio de acesso ao sistema de gestão da Fundação, pela INTERNET.

Importação para Pesquisa

A FEMAR é credenciada no CNPq, nos termos da Lei 8.010/90, para realizar a importação de materiais e equipamentos para pesquisa com isenção de impostos.

Prestação de Contas

A FEMAR possui um setor específico para a realização da prestação de contas de projetos financiados de acordo com a regras específicas das agências de fomento governamentais (FINEP, CNPq, FAETEC) ou outras entidades públicas de financiamento (MARINHA DO BRASIL, PETROBRAS, TRANSPETRO).

Compras

A FEMAR possui um setor de compras que, acionado pela equipe de projetos, realizará as aquisições de acordo com as regras da entidade financiadora do Projeto (Lei 8.666/93, Decreto 8.241/2014 etc) ou, caso não seja necessário, realizará de acordo com as normas de compras da Fundação.

Recursos Humanos

A FEMAR possui um setor de RH, que acionado pela equipe de projetos, poderá fazer a seleção e contratação de colaboradores com as qualificações necessárias para atender as necessidades do Projeto.

Relacionamento padronizado com parceiros/coordenadores

A FEMAR disponibiliza, por meio do Guia da FEMAR (incluir link para o arquivo), todas as instruções necessárias para que que os nossos parceiros encaminhem as necessidades de seus Projetos. Em breve, o encaminhamento de pedidos/solicitações será realizado por meio de acesso, via INTERNET, no site da FEMAR.