CURSO ESPECIAL PARA OPERADOR ECDIS

Carga Horária: 40h | Sigla: EPOE

Visa qualificar o aluno para manter a segurança da navegação e adquirir proficiência em operação, interpretação e análise das informações obtidas pelo ECDIS, além de proporcionar conhecimentos sobre Cartas Eletrônicas, através de sofisticada simulação de navegação em equipamentos modernos e utilizados a bordo, com o NT Pro 5000 da Transas. Os candidatos devem possuir formação em Navegação, ter embarque comprovado em CIR e concluído o curso básico de Radar/ARPA.

CURSO ESPECIAL DE RADIOPERADOR GERAL

Carga Horária: 80h | Sigla: EROG

Visa proporcionar ao aluno conhecimentos sobre sistemas de radiocomunicações, para sua aplicação a bordo dos navios mercantes. São estudados os INMARSAT-C e Fleet 77, sistema COSPAS SARSAT (EPIRB), rádios HF/MF e VHF com DSC, transponder radar de busca e salvamento (SART), sistema NAVTEX (MSI) e todas as funções do GMDSS. Os alunos são qualificados no tráfego de comunicações importantes para a salvaguarda da vida humana no mar, em qualquer parte do mundo, por meio das aulas no simulador TGS 5000 da Transas.

CURSO ESPECIAL DE OPERADOR ARPA

Carga Horária: 70h | Sigla: EARP

Destina-se a qualificar Oficiais de Náutica, Mestres de Cabotagem e Contramestres a operar o equipamento ARPA, dando-lhes condições de usar corretamente os alarmes operacionais, acompanhar os alvos para evitar risco de colisão e empregar as paralelas indexadas para uma navegação segura.

CURSO ESPECIAL DE NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA PARA MESTRES DE CABOTAGEM E CONTRAMESTRES

Carga Horária: 29h | Sigla: ENET

Visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para determinar a posição do navio, com o emprego dos equipamentos eletrônicos auxiliares à navegação como os componentes do Navigation Management System, DGPS, Cartas Eletrônicas no ECDIS e a operação do piloto automático, da agulha giroscópica, do hodômetro e do ecobatímetro.

CURSO ESPECIAL EM SIMULADOR DE MÁQUINAS

Carga Horária: 30h | Sigla: ESMQ

Qualificar o aluno para executar o serviço na Praça de Máquinas, com segurança, nas operações de geração e distribuição de energia elétrica das máquinas principais, das máquinas auxiliares, de produção e distribuição de vapor e de sistemas de controle a elas associadas, sob condições normais e adversas de funcionamento.

CURSO ESPECIAL DE TREINAMENTO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS
MARÍTIMAS EM SIMULADOR

Carga Horária: 20h | Sigla: ESOM

Visa proporcionar ao aluno conhecimentos para aplicar as normas que regem a economia dos transportes marítimos e a interação de empresas e navios, efetuando treinamentos práticos em operações comerciais marítimas, empregando os recursos computacionais disponíveis, simulando operações comerciais marítimas com diferentes tipos de navios e cargas disponibilizados ao redor do mundo para negociação.