CURSO ESPECIAL PARA OPERADOR ECDIS (EPOE)
CURSO ESPECIAL DE RADIOPERADOR GERAL (EROG)
CURSO ESPECIAL DE OPERADOR ARPA (EARP)
CURSO ESPECIAL DE NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA ... (ENET)
CURSO ESPECIAL DE TREINAMENTO EM OPERAÇÕES... (ESOM)
Carga Horária: 40h | Sigla: EPOE
Visa qualificar o aluno para manter a segurança da navegação e adquirir proficiência em operação, interpretação e análise das informações obtidas pelo ECDIS, além de proporcionar conhecimentos sobre Cartas Eletrônicas, através de sofisticada simulação de navegação em equipamentos modernos e utilizados a bordo, com o NT Pro 5000 da Transas. Os candidatos devem possuir formação em Navegação, ter embarque comprovado em CIR e concluído o curso básico de Radar/ARPA.
Carga Horária: 80h | Sigla: EROG
Visa proporcionar ao aluno conhecimentos sobre sistemas de radiocomunicações, para sua aplicação a bordo dos navios mercantes. São estudados os INMARSAT-C e Fleet 77, sistema COSPAS SARSAT (EPIRB), rádios HF/MF e VHF com DSC, transponder radar de busca e salvamento (SART), sistema NAVTEX (MSI) e todas as funções do GMDSS. Os alunos são qualificados no tráfego de comunicações importantes para a salvaguarda da vida humana no mar, em qualquer parte do mundo, por meio das aulas no simulador TGS 5000 da Transas.
Carga Horária: 70h | Sigla: EARP
Destina-se a qualificar Oficiais de Náutica, Mestres de Cabotagem e Contramestres a operar o equipamento ARPA, dando-lhes condições de usar corretamente os alarmes operacionais, acompanhar os alvos para evitar risco de colisão e empregar as paralelas indexadas para uma navegação segura.
Carga Horária: 29h | Sigla: ENET
Visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para determinar a posição do navio, com o emprego dos equipamentos eletrônicos auxiliares à navegação como os componentes do Navigation Management System, DGPS, Cartas Eletrônicas no ECDIS e a operação do piloto automático, da agulha giroscópica, do hodômetro e do ecobatímetro.
Carga Horária: 20h | Sigla: ESOM
Visa proporcionar ao aluno conhecimentos para aplicar as normas que regem a economia dos transportes marítimos e a interação de empresas e navios, efetuando treinamentos práticos em operações comerciais marítimas, empregando os recursos computacionais disponíveis, simulando operações comerciais marítimas com diferentes tipos de navios e cargas disponibilizados ao redor do mundo para negociação.