Centro de Simuladores da FEMAR

A FEMAR conta com um Centro de Simuladores com recursos instrucionais do tipo CBT – Computer Based Training, o que permite aos instrutores credenciados realizar além das aulas teóricas, treinamentos práticos que proporcionem aos alunos conhecimentos sobre diversas técnicas de Condução de Instalações de Máquinas, Manobras de Embarcações, Operações de Socorro e Salvamento e de Comércio Marítimo, previstas nas sinopses dos cursos ministrados.

Esses conhecimentos são transmitidos com o propósito de desenvolver as competências previstas na Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW) nas seguintes áreas :

Simulador de Máquinas

• Geração e distribuição de energia elétrica
  • Operação com motores propulsores e sistemas auxiliares
  • Operação de caldeiras e distribuição de vapor
  • Automação aplicada ao navio
  • Estabilidade e manobra de fluidos

Simulador de Náutica

• Gerenciamento de passadiço
  • Treinamento de Crew Resource Management - CRM e Shiphandling
  • Navegação eletrônica e operação de radar e ARPA
  • Navegação utilizando o Electronic Chart Display And Information System (ECDIS)
  • Noções básicas sobre ancoragem (AHTS)
  • Radioperador geral e restrito (VHF, MF/HF DSC, INMARSAT Fleet77, NAVTEX, EPIRB)
  • Resgate no mar (GMDSS)

Simulador de Operações Comerciais

• Operações comerciais marítimas
  • Contratos de afretamento

Instrutores Credenciados e Altamente Qualificados

Todos os instrutores e os respectivos simuladores são certificados pelos fabricantes e desenvolvedores dos softwares, como a Transas USA, a Kongsberg, o CASNAV e a DNV, além de cursos modelo da IMO, realizados no Brasil e no exterior. Toda capacitação dos instrutores visa atender os requisitos da Convenção STCW e os currículos dos cursos aprovados pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Marco Antonio Almeida

Oficial da reserva da MB, com os Cursos de formação para instrutores (IMO 6.09) e para Instrutores e Avaliadores em Simuladores Marítimos (IMO 6.10), realizados no Centro de Instrucción y Capacitación Marítima, no Chile. Qualificado no Transas Instructor Course (IMO 1.27) - Navi Sailor 4000 ECDIS e no Simulador de GMDSS TGS 5000.

Hegberton P Lima

Mestre em Ciências Navais (Escola de Guerra Naval – MB, 2001), Oficial Superior de Máquinas – STCW III/2 (Centro de Instrução Alte. Graça Aranha – MB, 2012), Neptune Engine Room Simulator Instructor (Kongberg Maritime Simulator Inc - FEMAR, 2013), Inspetor Naval (Diretoria de Portos e Costas – MB, 2014).

Marcos Aurelio Coelho

Marcos Aurelio da Silva Coelho

Oficial da reserva da MB e Capitão de Longo Curso, com os Cursos de DP básico pela Vision Marine. Qualificado no Transas Instructor Course (IMO 1.27) - Navi Sailor 4000 ECDIS e no Simulador de GMDSS TGS 5000.

Francisco Luiz Rollemberg

Francisco Luiz Cavalcanti Rollemberg Cruz

Oficial da reserva da MB e Capitão de Longo Curso, com Certificado de Competência N°1000017510 (regras II/1 / II/2 / IV/2 STCW-78, emendada em 1995). Qualificado no SIMULADOR DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (SOCMAR), no Transas Instructor Course (IMO 1.27) - Navi Sailor 4000 ECDIS e no Simulador de GMDSS TGS 5000, e CURSO BÁSICO DE DP (EBPD).