A FEMAR
Tem como objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

08 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

Os Oceanos representam 70% da superfície da Terra. Constituem dois terços da superfície terrestre e são os principais reguladores térmicos do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos Oceanos. É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os Oceanos, realizar atividades de conscientização. Todos os anos, o Dia Mundial dos Oceanos apresenta um tema diferente. Para celebrar esta data em 2021, o tema escolhido é “Os Oceanos: vida e subsistência”.

Continue lendo 08 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

CEMBRA

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), organização sem fins lucrativos, tem por missão estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro, também denominado “Amazônia Azul”, por meio da integração das partes interessadas, especialmente seguindo o modelo de tríplice hélice (governo-empresa-universidade), e aplicação dos conceitos de excelência, visando o desenvolvimento nacional nesse ambiente.

Continue lendo CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O MAR BRASILEIRO – SUBSÍDIOS PARA A 3ª EDIÇÃO DO LIVRO “O BRASIL E O MAR NO SÉCULO XXI”

Ordem do Dia – 55º ANIVERSÁRIO DA FEMAR

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

Hoje, dia 31 de maio, a Fundação de Estudos do Mar completa 55 anos de existência, buscando difundir a mentalidade marítima para a sociedade brasileira, como seu fundador, o Almirante de Esquadra JOSÉ SANTOS DE SALDANHA DA GAMA, então Presidente do Clube Naval, vislumbrou, juntamente com outras organizações do Poder Marítimo à época. A ideia era a de “reunir os homens que vivem para o mar e os que vivem do mar para incutir no povo brasileiro a convicção de que o País não é viável sem o mar”.

Continue lendo Ordem do Dia – 55º ANIVERSÁRIO DA FEMAR

É HORA DE ABRIR ESPAÇO PARA DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS!

A enorme biodiversidade encontrada na Amazônia Azul, além da inquestionável importância ambiental, abriga grande variedade de organismos marinhos presentes nas águas do país e contribui especialmente no âmbito do desenvolvimento da biotecnologia marinha (…). A existência de consideráveis recursos naturais marinhos vivos e não-vivos suscita especial atenção no que tange à vigilância e à proteção dessa vasta área. As riquezas minerais e a enorme biodiversidade encontradas na região ilustram, ao mesmo tempo, o potencial de exploração e a necessidade de preservação”, afirmou o Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Israel de Oliveira Andrade.*

Continue lendo É HORA DE ABRIR ESPAÇO PARA DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS!

M A N U T E N Ç Ã O

Do dia 02/02/2018 até o dia 04/02/2018, o sistema de correio ZIMBRA e o sistema RATIONALIS não estarão disponíveis para acesso através do nosso site, devido a manutenção em nossos servidores.

O acesso será normalizado no dia 05/02/2018 a partir das 08:00h.

Agradecemos a sua compreensão.

Serviço de TI da

FEMAR - Fundação de Estudos do Mar