A FEMAR
Tem como objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

DIMINUIR O CONSUMO DO PLÁSTICO NO DIA A DIA

Atitudes simples que podem causar um tremendo impacto positivo nesse cenário
Onde estamos… Para onde vamos?

Os plásticos de um só uso (que são a metade do plástico que utilizamos por ano) têm uma vida útil média de 12 a 15 minutos. O problema é que, de acordo com a empresa Life Out Of Plastic (LOOP), podem demorar até 500 anos para desaparecer. Diante todas as desvantagens que o plástico traz, sem dúvida, concluímos que precisamos reduzir o consumo desse material.

Continue lendo DIMINUIR O CONSUMO DO PLÁSTICO NO DIA A DIA

DÉCADA DOS OCEANOS

DÉCADA DOS OCEANOS: PELA SAÚDE E SUSTENTABILIDADE DOS MARES
Dez anos para nunca mais tirarmos os olhos do mar

2021 será um ano com um novo horizonte para articular, priorizar e mobilizar pessoas. Agrupar diferentes visões, interesses e princípios. Vislumbrar um futuro para o Oceano que seja aquele que todos precisam e que (in)conscientemente desejam. A Década dos Oceanos foi uma proposta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), declarada em 2017, para ser executada entre o período compreendido entre os anos de 2021 e 2030. Também chamada de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, tem como propósito conscientizar a população global sobre a importância dos mares e mobilizar a sociedade civil, os atores públicos e privados em ações que favoreçam a conservação dessas águas.

Continue lendo DÉCADA DOS OCEANOS

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu em 22 de março o Dia Mundial da Água.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre esse tema. O propósito é colocar em pautas importantes relacionadas a este recurso natural de valor inestimável e mostrar o quanto a água é vital para os ciclos biológicos e para o equilíbrio do meio ambiente. Formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), composta pela molécula H2O, a água é fundamental para a vida de todas as espécies.

A cada ano, um novo tema é escolhido. O de 2021 é “Valorizar a água”. Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos, a saber:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A vida no planeta só é possível graças à presença de água. Então, cuide das fontes de água, fundamentais para a nossa sobrevivência.

FORMATURA DA 1ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

A Colação de Grau da 1ª Turma do Curso Técnico em Transporte Aquaviário-Articulado – CTTA-ART, aconteceu às 14h do dia 02 de fevereiro de 2021 nas dependências da Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, fruto da parceria entre a Fundação e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC RJ.

A Escola Técnica de Estudos do Mar – ETEMAR, mantida pela FEMAR, em parceria com a SEEDUC RJ, teve a iniciativa pioneira na Rede Pública de Ensino em oferecer formação técnica para os 27 formandos articulada com o Ensino Médio, tanto nas dependências do Colégio Estadual Infante Dom Henrique como em nossos simuladores.

Hino Nacional no início da Cerimônia no Auditório da FEMAR

A Formatura contou com a participação restrita dos formandos, autoridades e professores da FEMAR devido à situação pandêmica atual. A Cerimônia foi transmitida on-line, via Google Meet, para os familiares. O Presidente da Fundação de Estudos do Mar, Almirante de Esquadra (Ref.) AIRTON Teixeira Pinho Filho, na abertura do evento, destacou para os formandos “a certeza de que eles saberão honrar a Instituição que os formou com a demonstração das competências técnicas desenvolvidas nesses dois anos, por ocasião dos cuidados com os navios que vierem a atracar, sob sua responsabilidade, nos portos brasileiros”, concluiu.

O Presidente, Almirante de Esquadra (Ref) AIRTON durante o seu discurso de abertura

A Cerimônia contou com a participação especial on-line do Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, Sr. JOSÉ CARLOS MADUREIRA SIQUEIRA, e, da Superintendente de Projetos Especiais da SEEDUC RJ, Sra. VIVIANNE FERREIRA TAVARES DORADO.

Comentários do Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, Sr. JOSÉ CARLOS MADUREIRA SIQUEIRA

Comentário da Superintendente de Projetos Especiais da SEEDUC RJ, Sra. VIVIANNE FERREIRA TAVARES DORADO

A Diretora da Escola Técnica de Estudos do Mar – ETEMAR, Pedagoga SIMONE NOGUEIRA Vieira da Silva, agradeceu pelo comprometimento do Corpo Docente da ETEMAR e ao Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique e sua equipe pedagógica, por terem sido fundamentais para o sucesso do projeto. “O ano de 2020 marcou nossas vidas. Dormimos com o ensino presencial e acordamos com o ensino remoto”, destacou e continuou seu discurso direcionado aos formandos: “(…) Valeram a pena os dias de angústia, cansaço e exaustão. Cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum. Ter um sonho faz toda a diferença! Tenham sonhos, acreditem nos vossos potenciais, transformem, lutem, persistam, não desanimem. Sejam completamente apaixonados pelo que fizerem. Olhem para frente e para o alto como as águias”, foram as palavras de incentivo da Pedagoga aos formandos.

“Desejamos ter contribuído para despertar em vocês o gosto pelos estudos e pesquisa. Por cultivar a curiosidade, o senso crítico, o espírito de colaboração e o comprometimento”, afirmou

“Talvez seja o nosso último momento reunidos. Talvez o destino nos reúna novamente. Não dá pra saber”, assim iniciou o discurso do formando e orador da turma, RODRIGO SOARES DA SILVA. “Mas de uma coisa eu sei: que todos os nossos bons momentos não serão esquecidos. Não só da nossa turma, mas digo também dos nossos diretores e professores organizando eventos incríveis e passeios maravilhosos, que sempre pedimos aquele replay. Vamos sentir saudades das broncas (rs). De todos os professores que foram muito especiais, nos ensinando e direcionando para o caminho correto sempre. É decidir seguir em frente quando a vontade é parar. E isso serve de inspiração para todos. Que não desistam dos seus sonhos!”, disse o orador.

“Não basta conquistar sabedoria, é preciso saber usá-la”, concluiu

No fim do seu discurso, em nome da turma, o Orador fez uma homenagem àquele que “foi um amigo, companheiro, que nos tratou como filhos e que nos ensinou mais do que matérias em sala de aula. Sempre nos incentivando! Essa homenagem é pra você, professor Cristiano!”, finalizou dando abertura ao discurso do Paraninfo, extremamente emocionado, Capitão de Longo Curso LUIZ ALBERTO CRISTIANO. O professor cumprimentou aos formandos por esta vitória, especialmente nesse período de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Juntamente com os professores, vocês conseguiram chegar no ano de 2020 num porto seguro. Gratidão à turma pela deferência que tiveram em me conceder tal honraria de ser o 1º Paraninfo da turma do Curso Técnico de Transporte Aquaviário em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Confesso que fiquei nervoso ao saber que seria o Paraninfo. As palavras me faltaram”, afirmou o professor Cristiano.

“Desejo saúde e sucesso! Se precisarem o bom amigo estará aqui!”, concluiu
Enfim, formados! A turma reunida com o Presidente e o Vice-Presidente

M A N U T E N Ç Ã O

Do dia 02/02/2018 até o dia 04/02/2018, o sistema de correio ZIMBRA e o sistema RATIONALIS não estarão disponíveis para acesso através do nosso site, devido a manutenção em nossos servidores.

O acesso será normalizado no dia 05/02/2018 a partir das 08:00h.

Agradecemos a sua compreensão.

Serviço de TI da

FEMAR - Fundação de Estudos do Mar