A FEMAR
Tem como objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

O BRASIL DA DÉCADA

O Programa Ciência no Mar do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) tem por intuito promover a gestão do conhecimento para o uso e exploração sustentável dos recursos do mar. O programa se insere no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pelas Nações Unidas para o período entre os anos de 2021 a 2030, que busca construir uma base científica de apoio às ações de gerenciamento sustentável do Oceano executadas por diversos países.

Continue lendo O BRASIL DA DÉCADA

A DÉCADA DO OCEANO

O Oceano é a maior parte do nosso planeta azul

O Oceano é a maior parte do nosso planeta azul. Fornece mais da metade do oxigênio que respiramos, regula o clima do planeta, nos dá energia e alimento e também promove a nossa saúde e bem-estar.
A cada vez que você respira e se alimenta de produtos de origem marinha, o Oceano está em você! A sua vida depende dos Oceanos. Todos somos Oceano!

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=f7RAAw-RbZA

Continue lendo A DÉCADA DO OCEANO

UMA DÉCADA PARA GARANTIR O FUTURO DO OCEANO

Pela primeira vez, em mais de 30 décadas já propostas, o Oceano ganhou os holofotes. Mas por que agora?

Um fator é a ampliação do conhecimento sobre ele e sobre sua influência no funcionamento do planeta. Está cada vez mais latente o entendimento de que as atividades humanas dependem (e influenciam) fortemente do Oceano, como a produção de oxigênio; regulação do clima, sequestro e armazenamento de carbono; imensa, importante e ainda desconhecida biodiversidade; além de variados outros serviços ecossistêmicos.

Continue lendo UMA DÉCADA PARA GARANTIR O FUTURO DO OCEANO

DIMINUIR O CONSUMO DO PLÁSTICO NO DIA A DIA

Atitudes simples que podem causar um tremendo impacto positivo nesse cenário
Onde estamos… Para onde vamos?

Os plásticos de um só uso (que são a metade do plástico que utilizamos por ano) têm uma vida útil média de 12 a 15 minutos. O problema é que, de acordo com a empresa Life Out Of Plastic (LOOP), podem demorar até 500 anos para desaparecer. Diante todas as desvantagens que o plástico traz, sem dúvida, concluímos que precisamos reduzir o consumo desse material.

Continue lendo DIMINUIR O CONSUMO DO PLÁSTICO NO DIA A DIA

M A N U T E N Ç Ã O

Do dia 02/02/2018 até o dia 04/02/2018, o sistema de correio ZIMBRA e o sistema RATIONALIS não estarão disponíveis para acesso através do nosso site, devido a manutenção em nossos servidores.

O acesso será normalizado no dia 05/02/2018 a partir das 08:00h.

Agradecemos a sua compreensão.

Serviço de TI da

FEMAR - Fundação de Estudos do Mar