A FEMAR
Tem com objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

Marinha do Brasil, Femar e AquaRio promovem “Projeto Escola no Mar”

Visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio)

Crianças e jovens da rede pública de ensino municipal e estadual do Rio de Janeiro-RJ têm a oportunidade de participar de um projeto criado pela Fundação de Estudos do Mar (Femar). O “Projeto Escola no Mar” (Proemar), criado em 10 de agosto de 2017, tem o propósito de disseminar a cidadania, a cultura, o entretenimento e o desenvolvimento da mentalidade marítima. A iniciativa conta com as parcerias da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio).

O projeto possibilita que, semanalmente, os alunos tenham a oportunidade de visitar instituições que desenvolvam atividades ligadas ao mar. As escolas participantes selecionam 30 alunos para compartilharem das atividades realizadas pelos pedagogos e funcionários da Fundação.

Um dia de Proemar tem início com a visita ao maior aquário da América do Sul, localizado no bairro da Gamboa, Zona Central do Rio de Janeiro, o AquaRio. Os alunos, juntos com biólogos do aquário, percorrem uma área com cerca de oito mil animais de 350 espécies diferentes. De forma lúdica, as crianças aprendem algo incomum ao seu cotidiano. “O reconhecimento de uma criança pela oportunidade em aprender um pouco da cultura do seu País e participar de bons momentos com seus amigos, nos enaltece e nos deixa felizes”, afirma o Presidente da Femar, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho.

Após o almoço, patrocinado pela própria Fundação, as crianças seguem ao Espaço Cultural da Marinha do Brasil, uma área expositiva com cerca de 1,1 mil m², localizada na Zona Central do Rio de Janeiro, entre o Largo da Candelária e a Praça XV, subordinado à DPHDM, que tem como propósito preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Marinha, contribuindo para a conservação de sua memória e para o desenvolvimento da consciência marítima brasileira.
A visita ao Espaço Cultural da Marinha permite conhecer o “Submarino Riachuelo”, o Contratorpedeiro “Baurú”, o Helicóptero Antissubmarino “Sea King” e a réplica da Nau Portuguesa da época do Descobrimento. As crianças também visitam a Ilha Fiscal ou realizam um passeio marítimo pela Baía de Guanabara a bordo da Escuna “Nogueira da Gama” ou do Navio Rebocador “Laurindo Pitta”

Helicóptero Antisubmarino “Sea King” no Espaço Cultural da Marinha

Na Ilha Fiscal, é possível visitar uma edificação, que D. Pedro II mandou construir em estilo gótico-provençal, onde aconteceu o famoso “Último Baile do Império”, dias antes da Proclamação da República. Na visitação guiada, curiosidades da época são mostradas com detalhes, além de objetos pessoais, obras de arte e uma exposição com as riquezas do mar da costa Brasileira. Já a bordo da Escuna “Nogueira da Gama” ou do Navio Rebocador “Laurindo Pitta”, as crianças conhecem os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O passeio marítimo tem aproximadamente uma hora e meia de duração.

No biênio 2017/2018, em consonância com as parcerias firmadas com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, o Proemar beneficiou mais de 1500 alunos provenientes de 52 Escolas Municipais e Estaduais da cidade do Rio de Janeiro. Para este ano, o “Projeto Escola no Mar” prevê atender 1.230 alunos de 41 Escolas, em prol da missão de disseminar a mentalidade marítima. “Espero que todos percebam a importância que o mar tem para o Brasil e para a nossa sobrevivência no planeta Terra”, conclui o Presidente da Femar.

I CONGRESSO CONFIES

Foi realizado em Brasília-DF, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – FINATEC, Fundação de Apoio à Universidade de Brasília – UnB, no período de 21 a 23 de novembro de 2018, o I Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio aos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) – CONFIES. A Fundação de Estudos do Mar – FEMAR foi representada no evento pelo Superintendente Técnico, CMG (RM1) Paulo Cesar. Na ocasião foram tratados diversos assuntos de interesse comum das Fundações de Apoio por meio de Fóruns, oficinas e mesas temáticas. No Fórum dos Procuradores (Assessores Jurídicos) foram abordados, entre diversos assuntos, a revisão da Lei 8.958/94 (Relacionamento ICT/IFES e Fundações), o Acórdão de Transparência do Tribunal de Contas da União (TCU) e a concessão de bolsas e respectiva tributação. Continue lendo I CONGRESSO CONFIES

SIMPÓSIO “O BRASIL E A ECONOMIA AZUL” – DIAS 21 E 29 DE NOVEMBRO DE 2018

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), com o apoio da Marinha do Brasil (MB), realizará o Simpósio “O Brasil e a Economia Azul”. O evento visa reunir representantes de Instituições Públicas e Privadas convidadas para debaterem propostas e sugestões para reformulação das políticas nacionais voltadas ao mar, com ênfase no desenvolvimento sustentável das potencialidades do mar. O Simpósio acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 21 de Novembro, e em Brasília, no dia 28 de Novembro.

Continue lendo SIMPÓSIO “O BRASIL E A ECONOMIA AZUL” – DIAS 21 E 29 DE NOVEMBRO DE 2018

M A N U T E N Ç Ã O

Do dia 02/02/2018 até o dia 04/02/2018, o sistema de correio ZIMBRA e o sistema RATIONALIS não estarão disponíveis para acesso através do nosso site, devido a manutenção em nossos servidores.

O acesso será normalizado no dia 05/02/2018 a partir das 08:00h.

Agradecemos a sua compreensão.

Serviço de TI da

FEMAR - Fundação de Estudos do Mar