A FEMAR
Tem como objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

Amazônia Azul, a última fronteira do Brasil

De acordo com as condicionantes estabelecidas pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) foi instituído pelo Decreto nº 98.145/1989, tendo como propósito determinar o limite exterior da Plataforma Continental Brasileira, além das 200 milhas marítimas. O Brasil depositou sua primeira proposta de extensão da Plataforma Continental junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004. Após a análise, as recomendações da CLPC foram favoráveis à quase totalidade da área reivindicada, uma região equivalente à soma das áreas dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Continue lendo LEPLAC CELEBRA 32 ANOS: 5,7 MILHÕES DE KM² DE ÁREA MARÍTIMA COMO LEGADO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

FEMAR INICIA A 2ª EDIÇÃO ON-LINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA

O curso de Estratégia Marítima – ESMAR 2020, na modalidade on-line, foi um sucesso. No último dia 03 de agosto, a Fundação de Estudos do Mar – FEMAR realizou a abertura da Aula Inaugural da sua 2ª. edição. Dessa vez, todas as palestras e aulas on-line serão ministradas utilizando o ambiente virtual Microsoft Teams. O ESMAR 2021, que iniciou essa edição com 70 alunos oriundos de 5 regiões brasileiras e finaliza no dia 07 de outubro, visa proporcionar aos discentes conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, com ênfase nos aspectos do Poder Marítimo, da Estratégia Nacional de Defesa e das Conjunturas Nacional e Internacional. Continue lendo FEMAR INICIA A 2ª EDIÇÃO ON-LINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA

“UM POUCO MAIS SOBRE A AMAZÔNIA AZUL”

Separamos algumas indicações de leituras para você aprimorar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Azul. Não perca!
  • AMAZÔNIA AZUL: BRASIL MARINHO – 1ªED. (2020)
  • O mar é elo, não fronteira. É esse o pensamento que perpassa as 240 páginas do livro “Amazônia Azul: Brasil Marinho”, editado pelo Andrea Jakobsson Estúdio. A obra escaneia a faixa costeira e as 200 milhas do nosso país, organizado por Fábio Rubio Scarano e David Zee. Em seis capítulos, recheados de iconografia e fotos de tirar o fôlego, os autores contam desde a história dos primeiros habitantes da região até os motivos para que se invista no manejo sustentável dessa rica área brasileira de tamanho quase igual ao da Amazônia verde. Trata-se de um livro fundamental para a compreensão dos desafios, compromissos e benesses relacionados ao planejamento do uso sustentável das riquezas abrigadas nesse território marinho. Continue lendo “UM POUCO MAIS SOBRE A AMAZÔNIA AZUL”

M A N U T E N Ç Ã O

Do dia 02/02/2018 até o dia 04/02/2018, o sistema de correio ZIMBRA e o sistema RATIONALIS não estarão disponíveis para acesso através do nosso site, devido a manutenção em nossos servidores.

O acesso será normalizado no dia 05/02/2018 a partir das 08:00h.

Agradecemos a sua compreensão.

Serviço de TI da

FEMAR - Fundação de Estudos do Mar