A FEMAR
Tem como objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.

FEMAR INICIA A 1ª EDIÇÃO ON-LINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA

No dia 1º de outubro, a Fundação de Estudos do Mar – FEMAR realizou a Aula Inaugural do Curso de Estratégia Marítima na modalidade on-line. Em sua abertura, o Almirante de Esquadra (Ref.) AIRTON Teixeira Pinho Filho, Presidente da Fundação, cumprimentou e agradeceu a presença de todos, em especial a do Almirante de Esquadra (Ref.-FN) Álvaro Augusto Dias MONTEIRO, Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), e a do Contra-Almirante PAULO César Bittencourt FERREIRA, Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN).

“É com muita satisfação que a FEMAR, em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), ministrará o 1º Curso de Estratégia Marítima, ESMAR, na modalidade on-line, devido às circunstâncias de enfrentamento da COVID-19. Não poderia deixar de destacar a participação do Almirante MONTEIRO, que pelo seu 5º ano consecutivo nos abrilhantará com a Aula Inaugural. Aos discentes, a razão de ser da nossa Fundação, o meu desejo que o Curso ESMAR 2020 seja proveitoso e de grande valia profissional”, proferiu o Presidente da FEMAR na abertura da Aula.

Em seguida, o Almirante PAULO FERREIRA enalteceu a iniciativa da FEMAR. “É um curso de alto nível sobre os aspectos mais amplos do Poder Marítimo, incluindo o Poder Naval, onde a EGN participa efetivamente com parcela da carga horária com seus instrutores. Aproveito, ainda, essa oportunidade para estender o convite para os alunos do ESMAR conhecerem o Programa de Pós Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, como forma de dar continuidade aos seus conhecimentos”, afirmou.

Quase 60 participantes estavam presentes na Aula Inaugural on-line do Almirante MONTEIRO sobre “A Oceanopolítica do Atlântico Sul”. Dentre vários aspectos, o Presidente do CEPE-MB destacou a Amazônia Azul e a sua importância, ressaltando o maior bem comum da humanidade: o OCEANO! “Se antes o oceano era uma barreira entre os povos, hoje ele conecta as pessoas”, destacou. Também fez um comparativo entre a abordagem geopolítica tradicional e a atual, bem como enalteceu a importância da Marinha do Brasil na diplomacia naval. Com seu dinamismo único, o Almirante MONTEIRO vibrou ao fim da Aula Inaugural, com o lema dos nossos Fuzileiros Navais: “ADSUMUS”!, “arrancando” aplausos de todos.

O ESMAR 2020 iniciou com 51 alunos, sendo 50 matriculados de vários estados do Brasil e 01 de Moçambique, da capital Maputo, ou seja, o ESMAR tornou-se internacional! O curso, que finaliza no dia 1º de dezembro, visa proporcionar aos discentes conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, com ênfase nos aspectos do Poder Marítimo, da Estratégia Nacional de Defesa e das Conjunturas Nacional e Internacional. Tem como público alvo portadores de diploma de ensino superior, graduandos da área de Relações Internacionais, Comércio Exterior e Direito. Todas as palestras e aulas on-line serão ministradas utilizando o ambiente virtual Google Meet.

Assunção de Comando do aluno do primeiro APNT realizado na FEMAR

Foi com grande satisfação que a FEMAR recebeu a notícia da assunção de Comando de um dos alunos do primeiro Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica (APNT), do Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM-Aquaviários), realizado fora de um Centro de Instrução da Marinha do Brasil. Continue lendo Assunção de Comando do aluno do primeiro APNT realizado na FEMAR

ORDEM DO DIA ALUSIVA AO 54º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

No dia em que completamos 54 anos, pondo em prática a ideia do Almirante de Esquadra JOSÉ SANTOS DE SALDANHA DA GAMA, o então Presidente do Clube Naval, de reunir os homens que vivem para o mar e os que vivem do mar, para que juntos criassem uma Fundação que incutisse no povo brasileiro a mentalidade marítima e a convicção de que o Brasil não é viável sem o seu mar, apesar de águas revoltas, temos muito a comemorar. Continue lendo ORDEM DO DIA ALUSIVA AO 54º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

II CONGRESSO CONFIES 2019

Foi realizado em Brasília-DF, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – FINATEC, Fundação de Apoio à Universidade de Brasília – UnB,no período de 06 a 08 de novembro de 2019,o II Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio (FAp) aos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) – CONFIES.O evento contou com representantes de 82 Fundações de Apoio, das 96 afiliadas ao CONFIES, totalizando cerca de 400 participantes entre dirigentes e funcionários das FAp.A Fundação de Estudos do Mar – FEMAR foi representada pelo Superintendente Técnico, CMG (RM1) Paulo Cesar, acompanhado da Analista Maria da Superintendência Administrativa e Financeira. Continue lendo II CONGRESSO CONFIES 2019

NOVO

ACESSE AQUI

M A N U T E N Ç Ã O

Do dia 02/02/2018 até o dia 04/02/2018, o sistema de correio ZIMBRA e o sistema RATIONALIS não estarão disponíveis para acesso através do nosso site, devido a manutenção em nossos servidores.

O acesso será normalizado no dia 05/02/2018 a partir das 08:00h.

Agradecemos a sua compreensão.

Serviço de TI da

FEMAR - Fundação de Estudos do Mar