ATUAÇÃO

ENSINO, PESQUISA & EXTENSÃO

A Fundação destina-se a contribuir para o conhecimento dos aspectos sócio-econômicos e políticos do mar, bem como dos problemas a ele referentes; valorizar a pessoa do trabalhador da indústria de construção naval, do transporte aquaviário e da pesca, promovendo a maior produtividade dessas atividades comerciais e industriais; procurar os meios para racionalização do trabalho nos portos; através de estudos, buscar soluções para o incremento do transporte aquaviário, promover o conhecimento e a difusão dos problemas atinentes ao complexo aquaviário, transportes, portos, pesca, navegação, construção naval, ciências do mar e legislação pertinente, tudo com vistas a contribuir para difundir a mentalidade marítima no Brasil.

Para consecução desses objetivos a Fundação realiza estudos e pesquisas, cursos, seminários e outras atividades congêneres para a formação, especialização e aperfeiçoamento do pessoal capacitado ao exercício de empreendimentos públicos e privados relativos ao mar e pode ainda :

Financiar estudos, pesquisas e publicações que visem direta ou indiretamente, promover o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos relativos às atividades marítimas.

Firmar convênios e contratos com outras instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, para a execução de planos e projetos referentes às suas atividades ou destinados ao recebimento ou prestação de assistência técnica relacionados com suas atribuições.

Apoiar, quando necessário, as atividades de seleção, formação básica e profissional de integrantes da Marinha Mercante e da Marinha do Brasil, provendo recursos materiais e prestando assessoria técnica e acadêmica.

Atuação

Atividades Desenvolvidas

• Promover cursos, seminários, congressos e atividades relacionadas com a investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica e também a formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoal qualificado para a execução de projetos públicos e privados propostos para atividades marítimas;

• Patrocinar estudos, pesquisas e publicações que visem direta ou indiretamente promover o desenvolvimento e difusão de conhecimentos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos inerentes às atividades marítimas;

• Celebrar acordos e contratos com outras instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, para a execução de planos, programas e projetos relacionados com as suas atividades, bem como para receber ou prestar assistência técnica relacionada com os seus fins;

• Apoiar e promover projetos como: ensino, seleção e formação profissional básico, pesquisa e extensão; cultural e científico; junto com desenvolvimentos institucionais e inovações tecnológicas. Todos eles relacionados à Marinha do Brasil, Marinha Mercante ou qualquer outra entidade que vise ao desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas educacionais, científicas e tecnológicas relacionadas ao mar e afins;

• Conceder bolsas de pesquisa e extensão aos quadros das instituições apoiadas e envolvidas na execução de projetos culturais, de ensino, pesquisa e extensão; tais projetos relacionados a desenvolvimentos de inovação institucional, científica e tecnológica; e

• Captar recursos, com incentivos fiscais, para promoção da educação, cultura, pesquisa, tecnologia da informação, automação e inovação, bem como aqueles destinados a empreendimentos que utilizem tecnologias locais.

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

DESDE 1966 TRAZENDO O MAR ATÉ VOCÊ

“Esta Fundação, o legado que recebo de nosso Fundador, nasceu da ideia de reunir os homens que vivem do mar e os que vivem para o mar, para acordar o Brasil e incutir nas elites dirigentes e no seu povo, a convicção permanente e profunda de que o Brasil não é viável sem o seu mar.” — Alte. Paulo de Castro Moreira da SilvaPresidente da FEMAR de 1968 a 1983