Escola Técnica de Estudos do Mar

A ETEMAR, conforme o Artigo 1° do seu Regimento Escolar é vinculada e mantida pela Fundação de Estudos do Mar. Pelo princípio da economia de meios, a ETEMAR é integrada à estrutura organizacional da FEMAR e utiliza, para sua administração pedagógica e realização de seus cursos, as salas e recursos instrucionais já existentes na Superintendência de Ensino da FEMAR: Salas para a Equipe Técnica Administrativa Pedagógica; Sala dos Professores; Salas de aula; Auditório; Centro de Simuladores de Náutica, Máquinas e Operações Comerciais Marítimas; Biblioteca Técnica, com acervo de Livros e Trabalhos ligados ao conhecimento do mar.

Logotipo

O logotipo da ETEMAR é constituído em forma retangular, com três fileiras de ondas em branco sobre um fundo Azul Royal, com um livro sobrepondo essas fileiras de ondas. O escudo é encimado pelo nome ETEMAR e em sua base consta a frase “ESCOLA TÉCNICA DO MAR”.

Interpretação

Instituída como parte integrante da estrutura da FEMAR, seu logotipo tem origem no logotipo da Fundação. As ondas sobre a base azul representam o mar cujo estudo, no mais amplo sentido, a ETEMAR se propõe a divulgar visando a criação da mentalidade marítima no Brasil. O livro sobre a base do escudo identifica sua estratégia principal, o Ensino, como forma de atingir suas finalidades.

Registro

O logotipo da ETEMAR ainda se encontra em fase de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

MIssão & Visão

Missão

Oferecer uma educação inovadora e de qualidade, em um ambiente acolhedor, que possibilite o estabelecimento de competências, através da disseminação do conhecimento, desenvolvimento de habilidade e incentivo a atitudes, voltadas para o mar.

Visão

Ser reconhecido como uma escola de referência que prime, principalmente, pela qualidade de ensino com foco nas atividades voltadas para o mar.

Atuação

CTTA

CURSO TÉCNICO EM TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

Carga Horária : 1000 h

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Habilita profissionais de nível técnico, não embarcadiços, atuar no transporte aquaviário, incluindo a navegação, a logística e a movimentação de carga em terminais, conforme normas técnicas de segurança.

CTP

CURSO TÉCNICO EM PORTOS

Carga Horária : 1000 h

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Habilita profissionais de nível técnico, não embarcadiços, para desenvolverem atividades laborais nas Operações Portuárias.

CTCE

CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR

Carga Horária : 820 h

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Habilita profissionais de nível técnico, não embarcadiços, para desenvolverem atividades laborais nas áreas de exportação, importação e logística.