Atuação

Pesquisa & Extensão

PESQUISA

Conforme prevê o seu Estatuto, a FEMAR atua na atividade de Pesquisa por meio de ações relacionadas a Ciência, Tecnologia e Inovação seja lançando mão de parcerias (Contratos, Convênios e Termos de Cooperação) ou fomento com seus próprios recursos. Atualmente, a atividade de Pesquisa possui grande relevância para a nossa instituição e é fortemente influenciada pela necessidade da Marinha em ter uma Fundação de Apoio para auxiliar na execução de seus Projetos de Pesquisa. Incentivada pela MB, a FEMAR promoveu nos anos de 2009 e 2010 as adequações institucionais necessárias e, em 26 de abril de 2011, a Fundação foi credenciada no MEC como Fundação de Apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil (NIT-MB). A partir de então, a Fundação vem atuando em inúmeros projetos de pesquisa de grande relevância para o país em parceria com a Marinha. Destacam-se o Programa de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC), o Programa Antártico (PROANTAR), o Programa de Prospecção de Minerais na Plataforma Continental (REMPLAC) este em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, bem como, o desenvolvimento de diversos sistemas complexos e aplicações de interesse do Poder Naval. Atuamos também no campo da Acústica Submarina em parceria com o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

EXTENSÃO

Conforme prevê o seu Estatuto, a FEMAR atua na atividade de Extensão que se relaciona a realização, por suas equipes especializadas, de estudos técnicos, assessoria especializada e produção de conhecimento com propósito de se obter resultado ou subsidio para uso específico pelo contratante. Essas atividades tiveram incremento a partir dos anos 2000, quando a Fundação firmou as primeiras parcerias para prestação de serviços especializados de consultoria e apoio técnico a diversas atividades de interesse da Marinha do Brasil (MB). Exemplo dessa atuação ocorreu entre 2018 e 2019, quando a FEMAR foi contratada pela Escola de Guerra Naval para realização de estudos de grande abrangência, envolvendo profissionais e instituições das mais diversas áreas de conhecimento, para subsidiar a atualização de políticas nacionais relacionadas a atividade marítima.

Pesquisa & Extensão

Fundação de Apoio

A FEMAR é credenciada desde 26 de abril de 2011 no Ministério da Educação (MEC) como Fundação de Apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológico da Marinha do Brasil (NIT MB). A última renovação do credenciamento ocorreu em 2017 e está válido até Julho de 2022. A FEMAR atua em parceria com as seguintes ICTs-MB:

CASNAV

Centro de Análise de Sistemas Navais

CHM

Centro de Hidrografia da Marinha

IEAPM

Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

EGN

Escola de Guerra Naval

SECIRM

Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar

Legislação relacionada:

- Lei nº 8.958/94, regulamenta a relação das Fundações de Apoio com as entidades apoiadas;
- Decreto 7.423/2010, regulamenta a Lei 8.958/94;
- Decreto 8.241/2014, regulamenta os procedimentos de compra nas Fundações de Apoio;
- DGDNTM 2203, regulamenta ao relacionamento das ICTs-MB com as Fundações de Apoio;

Seja nosso parceiro

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) têm como objetivo desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

DESDE 1966 TRAZENDO O MAR ATÉ VOCÊ