Atuação

Ensino

A FEMAR possui larga tradição no Ensino, desde a sua fundação em 1966 ministra cursos visando difundir a mentalidade marítima. Suas atividades são desenvolvidas com base em duas regulamentações: a Lei do Ensino Profissional Marítimo (EPM), regida e controlada pela Marinha do Brasil e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, do Ministério da Educação.

Para contribuir com a qualidade dos ensinamentos a FEMAR conta com um Centro de Simuladores com recursos instrucionais do tipo CBT – Computer Based Training – que permite aos alunos vivenciarem na prática, a teoria aprendida por meio de técnicas de condução de instalações de máquinas, manobras de embarcações, operações de socorro e salvamento e de comércio marítimo, previstas nos currículos de diversos cursos ministrados por esta Fundação.

ETEMAR

Escola Técnica de Estudos do Mar

A criação da Escola Técnica de Estudos do Mar teve como origem a “vontade” de a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) voltar a ter em sua estrutura organizacional uma Unidade Especifica de Ensino, como, na década de 1960, que tinha o Instituto Superior do Mar-INSUMAR. Em 03 de junho de 2015, foi realizada a Cerimônia de Descerramento da Placa de Inauguração da ETEMAR.

A ETEMAR é integrada à estrutura organizacional da Fundação e utiliza, para sua administração pedagógica e realização de seus cursos, as salas e recursos instrucionais já existentes na Superintendência de Ensino da FEMAR.

Atualmente, a ETEMAR possui credenciamento junto a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC RJ, para ministrar os Cursos Técnicos em Transporte Aquaviário, em Portos e em Comércio Exterior.

EPM

Ensino Profissional Marítimo

O EPM é regido pela Lei nº 7.573, de 23 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Ensino Profissional Marítimo, e por meio do Decreto nº 112, de 6 de maio de1991 que altera o Decreto nº 94.536, de 29 de junho de 1987, que regulamenta a Lei do Ensino Profissional Marítimo – EPM.
O Ensino Profissional Marítimo tem como propósito formar e capacitar pessoal para atuar na Marinha Mercante, este é segmentado nas seguintes categorias: AQUAVIÁRIOS/ ATIVIDADES CORRELATAS/ PORTUÁRIOS E OFFSHORE.

EPM AQUAVIÁRIOS

A Fundação de Estudos do Mar, é credenciada, junto à Diretoria de Portos e Costas (DPC), para ministrar cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para Aquaviários na condição de Extra Fundo do Desenvolvimento. Desde 2012 em parceria com instituições públicas e privadas, contribui com a Formação de Desenvolvimento Profissional dos Marítimos, de acordo com a STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos), contribuindo assim para qualificação profissional.
Estes cursos, em conformidade com previsto na NORMAM-30, são realizados quando autorizados pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e integralmente custeados pela empresa contratante, não cabendo aos alunos e/ou terceiros o pagamento de quaisquer valores, seja a que título for, em função do curso a ser ministrado.

EPM Atividades Correlatas

Desde 1993, a Fundação em parceria com a Diretoria de Portos e Costas (DPC) tem ministrado por meio do Programa do Ensino Profissional Marítimo – Atividades Correlatas (PREPOM AC) diversos cursos livres para o pessoal não embarcado, funcionários de Agências / Empresas de Navegação e Operadores Portuários, em 17 cidades do Brasil.

Ensino

Saiba MAis

Sistema Integrado de Gestão do Ensino

Os cursos ministrados pela FEMAR e ETEMAR são administrados por meio de um Sistema Integrado de Gestão de Ensino – SIGE, com acesso aos perfis de gestores, docentes e discentes, permitindo maior eficiência e transparência no processo ensino-aprendizagem. .

Centro de Simuladores da FEMAR

A FEMAR possui um Centro de Simuladores Marítimos – CSM (Centro de Simuladores Marltimos), com recursos instrucionais do tipo Computer Based Training-CBT, que permite aos instrutores realizarem, além das aulas teóricas, treinamentos práticos sobre diversas técnicas de condução de máquinas, manobra de embarcações, operações de resgate e salvamento e comércio marítimo. O CSM é composto por um Simulador de Maquinário, um Simulador Náutico e um Simulador de Operações Comerciais que podem desenvolver as competências previstas na Convenção Internacional de Normas de Instrução de acordo com o STCW.