UM POUCO MAIS SOBRE A AMAZÔNIA AZUL

Publicado em 12 de Julho de 2021

Separamos algumas indicações de leituras para você aprimorar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Azul. Não perca!

• “AMAZÔNIA AZUL: BRASIL MARINHO” – 1ªED. (2020)

O mar é elo, não fronteira. É esse o pensamento que perpassa as 240 páginas do livro “Amazônia Azul: Brasil Marinho”, editado pelo Andrea Jakobsson Estúdio. A obra escaneia a faixa costeira e as 200 milhas do nosso país, organizado por Fábio Rubio Scarano e David Zee. Em seis capítulos, recheados de iconografia e fotos de tirar o fôlego, os autores contam desde a história dos primeiros habitantes da região até os motivos para que se invista no manejo sustentável dessa rica área brasileira de tamanho quase igual ao da Amazônia verde. Trata-se de um livro fundamental para a compreensão dos desafios, compromissos e benesses relacionados ao planejamento do uso sustentável das riquezas abrigadas nesse território marinho.

• “AMAZÔNIA” (2021)

Livro do fotógrafo Sebastião Salgado é dedicado aos povos indígenas da região amazônica do Brasil. É uma celebração da sobrevivência de suas culturas, costumes e línguas. É também uma homenagem ao seu papel como guardiães da beleza, dos recursos naturais e da biodiversidade da maior floresta tropical do planeta em face ao ataque do ataque implacável do mundo exterior.

• “AMAZÔNIA AZUL” – 1ªED. (2014)

Qual deve ser a extensão, mar a dentro, que um país costeiro pode ter sob seu domínio? De onde vem esta importância territorial dos mares? Que parcela destes mares pertencem ao Brasil como território? Este livro é um estudo sobre os domínios marítimos brasileiros, com fotos primorosas da nossa costa.

A Amazônia Azul é a zona econômica exclusiva do Brasil, cuja área corresponde a aproximadamente 3,6 milhões de quilômetros quadrados – equivalente à superfície da floresta Amazônica.