DIA MARÍTIMO MUNDIAL 2021

Publicado em 09 de Agosto de 2021

O Dia Marítimo Mundial foi comemorado no dia 30 de Setembro. O tema deste ano foi “Marítimos: no cerne do futuro da navegação”. A decisão da Organização Marítima Mundial (IMO) reflete uma necessidade de aumentar a conscientização sobre o papel vital dos marítimos no comércio mundial e aumentar sua visibilidade.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reiterou sua preocupação com os marítimos retidos no mar e renovou seu apelo aos governos para resolverem sua situação, designando formalmente estes profissionais como “trabalhadores-chave”, garantindo trocas de tripulação seguras e implementando os protocolos desenvolvidos pelas agências da ONU, bem como a International Chamber of Shipping e a International Transport Workers Federation, permitindo que marítimos retidos sejam repatriados e outros embarquem.

Guterres disse que o tema do Dia Marítimo Mundial de 2020 — ‘Transporte Marítimo Sustentável para um Planeta Sustentável’ — ganhou uma ressonância extraordinária, visto que o transporte marítimo continuou a transportar mais de 80% do comércio mundial, incluindo suprimentos médicos vitais, alimentos e outros bens básicos que são essenciais para a resposta e recuperação da Covid-19.

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, em sua mensagem, destacou que “No mundo pós-Covid, atenções serão dirigidas para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados por todos os Estados membros da ONU em 2015. São metas relevantes e o transporte é essencial para o desenvolvimento. A Agenda 2030 somente será realidade com um setor de transporte sustentável, apoiando o comércio mundial e facilitando a economia global”.

“Em 2020, todos em todo o mundo foram afetados pela pandemia Covid-19. No entanto, esta crise global demonstrou a importância do transporte marítimo como o método mais confiável, eficiente e econômico de transporte internacional de mercadorias. O transporte marítimo continua sendo o principal facilitador da economia global, transportando mais de 80% do comércio global”, reforçou Lim.

“Portanto, o transporte marítimo e marítimo estarão no centro da recuperação econômica e do crescimento sustentável no futuro, tanto no mar como em terra, apoiando uma economia inclusiva e resiliente para sustentar a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, disse ainda o secretário-geral da IMO.

Fonte: Portos e Navios

Fonte: https://www.marinha.mil.br/economia-azul/noticias/papel-vital-dos-maritimos-e-tema-do-dia-maritimo-mundial-de-2021