FEMAR ENCERRA 2ª EDIÇÃO ONLINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA

Publicado em 15 de Outubro de 2021

No dia 07 de outubro, a Fundação de Estudos do Mar – FEMAR encerrou sua 2ª. edição do curso de Estratégia Marítima – ESMAR 2021, na modalidade online. O ESMAR tem como público alvo portadores de diploma de ensino superior, graduandos da área de Relações Internacionais, Comércio Exterior e Direito.

O Coordenador Acadêmico da Escola de Guerra Naval (EGN), Capitão de Mar e Guerra (RM1) LEONARDO Faria de MATTOS, afirmou que, apesar da pandemia e da nova forma de apresentar, o curso é, também, um desafio muito positivo: “É uma satisfação estarmos encerrando mais um ESMAR. Na minha avaliação, o resultado tem propiciado a participação de vários alunos do Brasil e até de Países amigos. Isso é uma mostra do potencial do curso. Uma grande conquista”.

Por ocasião da Cerimônia de Formatura foi apresentado o trabalho “Análise Oceanopolítica do Atlântico Sul e seu entorno estratégico”, que teve como objetivo analisar de forma abrangente e sucinta sobre o Atlântico Sul, observando os seguintes países e territórios: Argentina, Paraguai, Uruguai e territórios ultramarinos britânicos. Para isso, buscou-se identificar aspectos de expressões do poder nacional de cada um no âmbito econômico e militar, bem como questões relativas a diplomacia e segurança que foram interpretadas como pertinentes ao objetivo da apresentação.

O Comandante LEONARDO MATTOS comentou que, em função do aumento do número de alunos no ESMAR 2021, a turma foi dividida em quatro grupos, tendo sido uma tarefa difícil escolher o melhor trabalho, haja vista a devida qualidade das apresentações.

O Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN), Contra-Almirante SILVIO LUIS dos Santos ressaltou, em seu discurso, o êxito da qualidade do trabalho do grupo Charlie, que, sem dúvida, fez uma pesquisa muito interessante e oportuna: “Parabenizo também não só esse grupo, mas todos os outros que eu tenho certeza que fizeram uma pesquisa de grande qualidade. É fato que esse curso possui alunos de diversas formações acadêmicas, faixas etárias, gêneros e locais distintos do nosso País, o que aumentou a amplitude das discussões e engrandeceu o trabalho final. Destaco, ainda, o Capitão de Mar e Guerra (Ref) Milton Ferreira TITO, um jovem de 88 anos. Um mestre. Um Oficial de destacada carreira tanto na Marinha, como em diversas Instituições em nossa sociedade. Sua presença nos inspira. É uma satisfação! Um exemplo”.

O Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra (Ref.) AIRTON Teixeira Pinho Filho, concluiu a Cerimônia de Formatura enaltecendo a apresentação do Grupo Charlie e cumprimentou e agradeceu a presença de todos no ambiente virtual, em especial a do Contra-Almirante SILVIO LUIS, “que tanto nos incentiva a dar continuidade ao curso. O interesse é mútuo. É com muita satisfação que a FEMAR, em parceria com a EGN, ministrou a 2ª. edição do curso ESMAR, na modalidade online, visando proporcionar aos discentes conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, com ênfase nos aspectos do Poder Marítimo, da Estratégia Nacional de Defesa e das Conjunturas Nacional e Internacional. Desejo que o convívio com os nossos palestrantes tenha sido proveitoso e de grande valia, tanto pessoal quanto profissionalmente. Cumprimento a todos, concluintes e instrutores”.