40 ANOS DO PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO

Publicado em 13 de Janeiro de 2022

Em 1975, o Brasil aderiu ao Tratado Antártico e, em 1982, implementou o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), por intermédio da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). Nesse mesmo ano foi realizada a primeira Operação Antártica (OPERANTAR).

Em 1983, o Brasil foi elevado à condição de membro consultivo do Tratado, um importante passo político na questão Antártica.

Nessa ocasião a Marinha do Brasil adquiriu o Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Tefé, para apoiar as OPERANTAR e viabilizar a implantação de uma estação científica permanente, o que veio a ocorrer em 6 de fevereiro de 1984, quando foi inaugurada a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Nesse mesmo ano, em reconhecimento às pesquisas realizadas, o Brasil tornou-se membro do Comitê Científico de Pesquisas Antárticas.

Em 15 de janeiro de 2020, foram inauguradas as novas instalações da EACF, com uma área de aproximadamente 4.500 m², contendo 17 laboratórios voltados às atividades científicas.

As atividades desenvolvidas pelo PROANTAR nesses 40 anos de existência consolidaram a presença do nosso País no Continente Branco e têm garantido os interesses soberanos da sociedade brasileira.