FEMAR APOIA ABASTECIMENTO DE AERONAVES DA FAB

Publicado em 13 de Janeiro de 2022

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) apoia os abastecimentos de combustível das aeronaves que realizam a Operação Antártica (OPERANTAR) como interveniente do Termo de Cooperação entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e a Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS). O propósito dos abastecimentos consiste em apoiar as atividades de pesquisa no âmbito da SECIRM, sejam nas águas sob jurisdições brasileiras ou no Continente Antártico.

Os abastecimentos são realizados por uma empresa contratada pela Fundação, que entregam diretamente à boca dos tanques das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, situada na Estrada do Galeão, Ilha do Governador – Rio de Janeiro.

A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou pela primeira vez o seu cargueiro multimissão KC-390 Millennium em uma missão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), sendo abastecido pelo Termo de Cooperação em vigor.

Entre os dias 13 e 15/12, o KC-390 Millennium FAB2854 realizou o transporte de pessoal e carga de Punta Arenas, no Chile, para o Brasil. Nessa ocasião, o KC-390 transportou os 16 militares da Marinha do Brasil que compuseram o Grupo-Base “Polaris”, que permaneceu 13 meses na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Fonte: www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fab-emprega-pela-primeira-vez-o-kc-390-em-apoio-ao-programa-antartico-brasileiro