FEMAR ENCERRA AULAS TESTE PARA CREDENCIAMENTO DO CURSO APAQ CTR

No último dia 23 de fevereiro, a Superintendência de Ensino da Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, encerrou o primeiro ciclo de aulas teste junto à Diretoria de Portos e Costas (DPC), visando o credenciamento no Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre – Básico (APAQ CTR) – Modular.

Esse curso é parte integrante do Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários e destina-se ao preparo profissional da categoria de Marinheiro de Convés (MNC), nível de habilitação 4, para ascender à categoria de Contramestre (CTR) do 1º Grupo-Marítimos, Seção de Convés, nível de habilitação 5, conforme o perfil exigido pela última emenda da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW78), e as Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC).

Sendo aprovado no curso, o aluno estará devidamente qualificado com as competências exigidas para desempenhar as funções de:

– Comandante de embarcações de AB menor ou igual a 750 e Imediato de embarcações de AB menor ou igual a 1.600 empregadas na navegação interior, exceto fluvial, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos (NPCP); e

– Subalterno de Quarto de Navegação e Encarregado do Serviço Geral de Convés em embarcações de qualquer AB, empregadas na navegação em mar aberto e na navegação interior, exceto fluvial, conforme limites estabelecidos nas NPCP.

Ao todo, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) assistiu a e avaliou 17 aulas entre teóricas e práticas. Dentre as aulas vistoriadas, as teóricas foram ministradas por meio da plataforma Microsoft Teams, já as práticas na sede da FEMAR, nos simuladores e no pátio do Instituto de Ciências Náuticas (ICN), em Maricá.