FEMAR E O SEU COMPROMISSO COM O PRS NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) tem a missão de desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas à produção e a transmissão do conhecimento do mar. Visando promover o bem-estar da sociedade, a Fundação desenvolve várias atividades, de forma voluntária e gratuita, por meio do seu Programa de Responsabilidade Social (PRS).

Com o propósito da conscientização de que sem os Oceanos não há vida humana na Terra, no Dia Mundial da Água, 22 de Março, a FEMAR promoveu o subprojeto “Águas dos Oceanos”. O objetivo é despertar um sentimento de maritimidade nos beneficiários do projeto e na sociedade. Alertar a população sobre a necessidade de preservação e o uso racional desse recurso essencial à sociedade. É uma data para refletir o consumo consciente e as práticas que possam evitar o desperdício da água, bem como a garantia de acesso a todos.

“Águas dos Oceanos” faz parte da atividade das “Atividades de Conscientização” (PROATICONS), que integra o PRS, disseminando essa tamanha importância do planeta aos alunos de escolas municipais do Rio de Janeiro.

A FEMAR recebeu em sua sede 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Marc Ferrez, indicada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que participaram de várias atividades pedagógicas ao longo do dia e de uma visita ao Aquário Marinho do Rio

O Vice-Presidente da FEMAR, Almirante Jayme

“É uma satisfação muito grande para a FEMAR tê-los aqui conosco. Após dois anos, é a primeira oportunidade ter um grupo de jovens para retomar nossas atividades. E aproveitem para conhecer a importância do mar para a humanidade e para o nosso País. Infelizmente, nós não cuidamos do mar como deveríamos e é muito triste vermos nossas águas poluídas. Cada um fazendo a sua parte, já está colaborando! Espero que vocês curtam e aprendam bastante!”, concluiu o Vice-Presidente JAYME, dando as boas-vindas aos alunos.

Ao chegar à FEMAR, a turma foi direcionada à Sala Professor Miguel Zogahib, onde pôde lanchar e se preparar para o que as pedagogas da Fundação e os biólogos convidados Thiago Toste e Carol Mandarino tinham para apresentar.

Na primeira atividade, os alunos escreveram uma palavra em um pedaço de papel o que vinha a mente ao ouvir “Águas dos Oceanos”. Vídeos com curiosidades sobre os Oceanos foram intercalados durante as explanações de conscientização sobre “Ecossistemas Marinhos”; “Ameaças aos Oceanos”, especialmente o plástico, até apresentar “Soluções”, tais como: separação dos resíduos recicláveis, evitar uso de embalagens plásticas, reciclagem e educação ambiental, programas de coleta de resíduos nas praias, e, priorizar a consciência ambiental.

Os biólogos ainda apresentaram durante a palestra tubos com Zooplâncton e Fitoplâncton, permitindo aos alunos enxergarem os organismos a “olho nú”, sem o uso do microscópio

Em seguida, a turma conheceu o AquaRio, o maior Aquário Marinho da América do Sul. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o Aquário tem mais de 2 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária para proporcionar entretenimento educativo e prazeroso ao público. Durante a visita, os alunos tiveram o apoio de biólogos do Aquário, explicando como cada espécie se comporta no mar, se alimenta, se defende e se reproduz.

A turma deixou sua marca, colocando em um mural soluções para a preservação dos mares

Posteriormente, a escola deverá produzir um vídeo de no máximo 06 minutos com a apresentação dos projetos e atividades desenvolvidas no dia. A Fundação realizará o encerramento do PROATICONS por meio da plataforma Zoom com um vídeo em agradecimento a participação de todos!

O papel da FEMAR é imprescindível: conscientizar! Realizar atividades que esclareçam nossas crianças a importância desse imenso e incalculável patrimônio brasileiro, bem como da necessidade de se proteger e preservar nossas águas!

Não deixe de acompanhar nossas novidades nos links abaixo: