CERIMÔNIA DE FORMATURA CTTA-ART-01/2019

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) realizou, no dia 01 de Abril, a Cerimônia de Formatura da 2ª Turma do Curso Técnico em Transporte Aquaviário – Articulado (CTTA-ART), composta de 29 alunos da Rede Estadual de Ensino, fruto da parceria entre a Fundação e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ).

O evento, realizado no Auditório Tenente Machado e no ambiente virtual do canal da FEMAR no YouTube, contou com as presenças do Vice-Presidente da Fundação, Almirante Jayme Teixeira Pinto Filho, da Superintendente de Projetos Especiais da SEEDUC RJ, Vivianne Dorado, do Diretor Geral do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, local onde é realizado o curso, José Carlos Madureira e do Superintendente de Ensino da FEMAR, Comandante Marco Antonio Pires de Almeida.

Na abertura da cerimônia, o Vice-Presidente da FEMAR, ressaltou a importância do curso para a Instituição e dos formandos para a sociedade: “Somos uma Fundação de Ensino e vê-los aqui, nesta Formatura, é a concretização da nossa meta maior, da nossa razão de ser. Vocês foram resilientes, superaram os desafios da pandemia e hoje estão aqui conquistando o Certificado dessa vitória. Acreditem. Vocês fazem parte de uma elite da juventude. São jovens vencedores! Cresçam ainda mais!”.

Dando prosseguimento à Formatura, em seu discurso, a Diretora da Escola Técnica de Estudos do Mar (ETEMAR), pedagoga Simone Nogueira Vieira da Silva, relembrou como tudo começou, o início da turma, ressaltou os dias difíceis durante a pandemia e a importância de se ter um sonho: “Formandos, tenham sonhos, acreditem nos vossos potenciais, persistam, não desanimem. Sejam completamente apaixonados pelo que fizerem”. Concluiu desejando o gosto pelos estudos e pela pesquisa, por cultivar a curiosidade, o senso crítico, o espírito de colaboração e o comprometimento, além de agradecer a todos que contribuíram para que a turma concluísse os estudos.

“Os mestres podem abrir a porta, mas só você pode entrar”. Foi citando o velho ditado chinês que o Orador da turma, o formando Luiz Otávio Burity Medeiros da Silva, deu início às suas palavras: “Lembramo-nos do 1º dia de aula, todos vislumbrados com aquele universo novo do ensino médio, da emoção, amizades novas, rotina completamente diferente da que tínhamos e ainda meio receosos e perdidos com o que viria de um Curso Técnico em Transporte Aquaviário, algo totalmente fora da nossa realidade, em maioria jovens moradores das periferias e subúrbios fluminenses. E o nosso corpo docente sempre manteve a porta aberta para nós, cultivando a esperança, lealdade e honra. Sem senhores e senhoras, isso que aqui hoje acontece não seria possível. Gratidão sempre!”.

O formando ainda ressaltou do quão estão convictos de que a FEMAR forneceu o conhecimento necessário para que eles sejam os melhores profissionais do Mar. “Estamos prontos e capazes de atuar como profissionais no competitivo mercado de trabalho”.

A professora Valdenize Pereira de Oliveira, Paraninfa da turma, em seu discurso de improviso: “Prefiro falar com o coração!”, ressaltou a garra e alegria da turma diante das dificuldades; citou a empatia, a responsabilidade, e o comprometimento dos alunos, que permitiu a construção do conhecimento de forma coletiva; e concluiu desejando muita sorte na linda jornada de todos.

A turma prestou uma homenagem à paraninfa e agradeceu: “àquela que muito nos alegrou, ensinou e incentivou durante o tempo que estivemos juntos, sendo o nosso sustentáculo. Extremamente dedicada, inteligente, sensível e agradável, mostrou-nos que empatia e educação são as únicas ferramentas capazes de mudar o mundo”.

O Vice-Presidente da FEMAR e o formando Luiz Otávio Burity fizeram o descerramento da Placa da Turma CTTA-ART 01/2019-RJ