CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA CONTRAMESTRE – BÁSICO – APAQ – CTR – MODULAR

Publicado em 06 de Junho de 2022

No último dia 06 de Junho, a FEMAR foi credenciada junto à Diretoria de Portos e Costas (DPC) para ministrar o Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre – Básico – Modular (APAQ CTR) por meio da Portaria nº 149/DPC.

O curso é ofertado às empresas de navegação/marítimas que necessitem ampliar a oferta de mão de obra especializada dos seus colaboradores, dando a oportunidade do marinheiro de convés, com ensino médio completo, que tenha dois anos ou mais de embarque no nível 4 e selecionados de acordo com as diretrizes estabelecidas pela DPC, ascender à categoria de Contramestre (CTR) do 1º Grupo Marítimos, Seção de Convés, no nível de habilitação 5.

Ao final do curso, o aluno aprovado em todas as disciplinas e que tenha cumprido a carga horária mínima exigida estará capacitado a comandar embarcações com arqueação bruta menor ou igual a 750 e ser imediato de embarcações com arqueação bruta menor ou igual 1.600, empregadas na navegação interior, exceto fluvial, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos das Capitanias do Portos (NPCP).

Nota: A FEMAR como entidade credenciada pela Marinha do Brasil para ministrar cursos do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários, na modalidade extra-Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM), não recebe quaisquer recursos provenientes de alunos. Todos os acordos são realizados com instituições cujas atividades, de acordo com a classificação de seus Códigos Nacional de Atividade Econômica (CNAE), resultem em contribuição ao Fundo de Previdência e Assistência Social (FPAS) com códigos 540 ou 680. As turmas só podem ser ministradas mediante autorização expressa da DPC.

Detalhes e dúvidas, entre em contato conosco: en****@fu***********.br

Não deixe de acompanhar nossas novidades nos links abaixo:

https://pt-br.facebook.com/femar.fundacao

https://br.linkedin.com/company/fundacaofemar

https://www.youtube.com/channel/UC7_4ePpkhIVxbL5gZFTbRcg