INÍCIO DA 3ª EDIÇÃO ON-LINE DO CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA – ESMAR

No dia 2 de Agosto, foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Estratégia Marítima 2022, na modalidade on-line. Em sua abertura, o Vice-Presidente da Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, Vice-Almirante (RM1-IM) Jayme Teixeira Pinto Filho, cumprimentou, agradeceu a presença de todos, e, discursou sobre o propósito do curso que é o de difundir aos seus alunos conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, com ênfase nos aspectos da Conjuntura Internacional e Nacional, do Poder Marítimo e da Estratégia Nacional de Defesa.

Em seguida, o Diretor da Escola de Guerra Naval – EGN, Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, enalteceu a parceria FEMAR com a EGN em vários projetos. Esse curso, em especial, tão relevante e tradicional, vem fomentando desde 2019 conhecimentos e estudos sobre algo tão valoroso para todo o Brasil e ressaltou a importância do ESMAR para toda a nossa sociedade e por quê não dizer para a nossa Marinha do Brasil?

A seguir, o Almirante de Esquadra (Refº-FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro deu início a Aula Inaugural que versou sobre “A Oceanopolítica do Atlântico Sul: uma visão brasileira”, que, entre vários aspectos, destacou a Amazônia Azul e a sua importância, dando ênfase ao maior bem comum da humanidade: o OCEANO!

CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA 2022

O ESMAR 2022 inicia com 70 alunos matriculados, sendo 42 do Rio de Janeiro e os 28 demais de diversos estados do Brasil, a saber: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, e, São Paulo.

Tem como público alvo profissionais graduados ou graduandos, preferencialmente, das áreas de Direito, Relações Internacionais, Comércio Exterior ou áreas afins, que visam obter ou atualizar conhecimentos sobre Estratégia Marítima.

Durante esse período, os alunos assistirão palestras diversas, tais como: “O Brasil e a Oceanopolítica do Atlântico Sul”; “Análise da Geopolítica Corrente Internacional”; “O Homem e o Mar: Evolução do Poder Marítimo desde a Primeira – Direito do Mar”; “Amazônia Azul”; “Estratégia Naval Clássica e Contemporânea”; “Economia do Mar”; “Geopolítica do Petróleo”; e, “A Marinha Mercante do Brasil”.

O ESMAR 2022 finaliza no dia 06 de Outubro.

Não deixe de acompanhar nossas novidades nos links abaixo:

https://pt-br.facebook.com/femar.fundacao

https://br.linkedin.com/company/fundacaofemar

https://www.youtube.com/channel/UC7_4ePpkhIVxbL5gZFTbRcg