PROJETO SALVEM AS BALEIAS

Publicado em 15 de Fevereiro de 2023

No dia 15 de fevereiro, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), realizou o Projeto “Salvem as Baleias”, em parceria com o Instituto Mar Adentro.

O Projeto, que contou com a participação de mais de 60 alunos da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, teve como intuito introduzir o conhecimento e a consciência da importância dos animais para o equilíbrio do ecossistema marinho e incentivar os jovens a desenvolver atitudes de preservação desse meio ambiente.

As baleias são importantes animais marinhos para o equilíbrio do ecossistema marinho. No entanto, atualmente muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à caça excessiva, à poluição presente nos mares e oceanos e às mudanças climáticas.

Durante toda a manhã, biólogos que monitoram as baleias no Projeto Ilhas do Rio, ministraram palestras sobre a biologia, a ecologia das baleias e sua importância para o meio ambiente. Ressaltaram o desempenho do papel vital na regulação do clima e na manutenção da biodiversidade marinha. “Elas são importantes para o ciclo do carbono, transportando nutrientes de profundidade para a superfície e alimentando outras espécies. Além disso, as baleias são indicadores da saúde dos oceanos. Se as baleias estão em perigo, é provável que outras espécies também estejam.”.

No evento, cujo tema abordou o ecossistema marinho, foram apresentadas atividades lúdicas, tais como: Jogo Dominó das Ilhas do Rio e o Jogo da Memória das Ilhas do Rio.

Além das atividades, foram distribuídos aos alunos copos plásticos reutilizáveis, que contribui para a criação de uma nova cultura de consumo.

É nosso dever conhecer e preservar o ambiente marinho!