FEMAR E ESCOTEIROS DO MAR REALIZAM COLETA DE LIXO FLUTUANTE NA PRAIA DA URCA

Publicado em 03 de Junho de 2023

Na tarde do dia 03 de junho, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), em parceria com os Escoteiros do Mar, realizou o Projeto Atividades de Conscientização – PROATICONS “Oceanos, Cuidar para Preservar”.

O evento, que ocorreu na Praia da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, teve como propósito unir a importância do Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no próximo 08 de junho, com a dedicação dos Escoteiros do Mar, que celebram seu dia em 11 de junho. As atividades visaram o reconhecimento e uma homenagearam aos Escoteiros do Mar sempre prontos a preservar o ambiente marinho e as tradições marítimas. As crianças e os jovens que participam deste seleto o grupo adquirem conhecimentos sobre o oceano, aprendem a navegar e entendem a importância da vida marinha para a vida na Terra.

Conhecida por abrigar um ecossistema marinho diversificado, a Praia da Urca também é, infelizmente, acometida pelo acúmulo de lixo flutuante da Baía de Guanabara, o que prejudica a vida marinha e compromete a beleza natural do local. Para contribuir com sua limpeza e a preservação dos oceanos, foram realizadas diversas atividades em prol da conscientização do pessoal presente. O Sr. André Torrecheli, do grupo Escoteiros do Mar – GEmar Almirante Saldanha, colaborou para abrilhantar o evento, com uma conversa sobre a conscientização em relação ao lixo que produzimos e a identificação de produtos que podem ser reaproveitados. Em seguida, as crianças, na faixa etária entre 7 e 14 anos, embarcaram nos botes e barcos a vela, para realizarem uma coleta de lixo flutuante nas águas da Praia da Urca.

Com o propósito de demonstrar o engajamento e compromisso da FEMAR em cuidar dos ecossistemas marinhos, foi realizado um mutirão de limpeza da areia da praia, para se refletir sobre a importância de preservar esses espaços como locais limpos e seguros para todos.

O Sr. Adriano Plotzki compartilhou sua experiência de residir em uma embarcação e as diferentes espécies de fauna que ele já presenciou em suas atividades. Durante essa conversa, ele também abordou a situação preocupante em que mares e oceanos se encontram.

O 123° GEmar Almirante Saldanha oferece, há 60 anos, Escotismo do Mar tradicional e de qualidade às crianças e adolescentes do Estado do RJ.

Fundação de Estudos do Mar

Não deixe de acompanhar nossas novidades nos links abaixo:
https://pt-br.facebook.com/femar.fundacao
https://br.linkedin.com/company/fundacaofemar
https://www.youtube.com/channel/UC7_4ePpkhIVxbL5gZFTbRcg
https://www.instagram.com/fundacaofemar/