FEMAR APOIA PROJETO BARCO ESCOLA DO RUMAR

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) esteve presente na manhã do dia 11 de julho para a cerimônia de apresentação do Barco Escola, modelo “Sea Scout”, promovida pelo Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), que ocorreu no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

O Instituto é conhecido por desenvolver diversos projetos de caráter social, sendo o Barco Escola de 6 metros o de maior relevância. Essa iniciativa busca tornar a Náutica de Recreio acessível a todos, integrando atividades como vela e remo.

O Presidente do RUMAR, Contra-Almirante (RM1-IM) José Ricardo Campos Vieira, ressaltou o valor da educação nesse projeto: “É extremamente importante incutir a mentalidade marítima nos jovens da nossa sociedade, buscando a popularização da vela junto às Instituições de Ensino e aos Escoteiros do Mar. Esse projeto visa fomentar e dinamizar a renovação da navegação a vela e contribuir para a perspicácia náutica.”

Em seguida, o representante do Instituto Barreiros, Sr. Carlos Augusto Amaral Paes de Barros, recebeu uma homenagem e destacou que “não devemos virar as costas para a costa brasileira.”

Ainda durante o evento, o velejador Lars Grael ressaltou o significado do Barco Escola: “O barco é uma mera ferramenta e uma plataforma de ensino. Parabéns por essa iniciativa. Contem com todo nosso apoio. Bons ventos!”

A maritimidade foi abordada pelo Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, Ex-Ministro da Marinha e Presidente de Honra do Rumar: “Temos uma responsabilidade enorme de fazer com que o Brasil valorize o seu mar. O Brasil nasceu do mar e é preciso que nós conheçamos o mar.”

A Sra. Maria Silvia Dória do Amaral e a Sra. Emilia de Paula Machado realizaram o batismo do barco no cais do CIAGA.

A FEMAR e o RUMAR trabalham em conjunto nesse importante projeto, contribuindo para promover a conscientização e preservação dos mares e oceanos e difundir a mentalidade marítima.

O mar não é um obstáculo: é um caminho – Amyr Klink