No dia 1º de agosto, foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Estratégia Marítima – ESMAR 2023.
Em sua abertura, o Presidente da Fundação ressaltou o propósito do Curso de difundir aos alunos os conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Brasileira, bem como os aspectos da Conjuntura Internacional e Nacional, do Poder Marítimo e da Estratégia Nacional de Defesa.
O ESMAR 2023, que é promovido pela Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), está em sua 14ª edição, sendo a 4ª na modalidade on-line, com aulas síncronas, via plataforma MS TEAMS.
O Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, em seguida, destacou sua satisfação, “não só pelo profícuo relacionamento existente entre as Instituições, mas também por termos em comum a missão de contribuirmos para a capacitação de pessoal.”
A Aula Inaugural foi ministrada pelo Almirante de Esquadra (Refº-FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro, que abordou sobre “A Oceanopolítica do Atlântico Sul: uma visão brasileira”. Dentre vários aspectos, destacou a importância da Amazônia Azul, dando ênfase ao papel do Brasil no Atlântico Sul.
O Curso de Estratégia Marítima – ESMAR tem como público alvo profissionais graduados ou graduandos, preferencialmente, das áreas de Direito, Relações Internacionais, Comércio Exterior ou áreas afins, que visam obter ou atualizar conhecimentos sobre Estratégia Marítima.
Alguns dos temas das palestras a serem trabalhadas podemos citar: “O Brasil e a Oceanopolítica do Atlântico Sul”; “Direito do Mar”; “Amazônia Azul”; “Planejamento Estratégico de Defesa”; “Economia do Mar”; “Geopolítica do Petróleo”; “A Marinha Mercante do Brasil”; “Direito Marítimo”; e, “Autoridade Marítima Brasileira”.
O ESMAR 2023 será ministrado até o dia 17 de outubro.