FEMAR REÚNE CONVIDADOS E ESTUDANTES PARA PALESTRA DO CEMBRA: “O PAPEL DO BRASIL NOS OCEANOS AO LONGO DO SÉCULO XXI”

Publicado em 10 de Agosto de 2023

No dia 10 de agosto, o Coordenador-Executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (CEMBRA), Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, realizou palestra na sede da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), destacando o lançamento da 3ª edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI: subsídios para o aproveitamento sustentável do mar brasileiro (BMS XXI)”, que se consolida como um espaço importante para a discussão de questões que impactam diretamente o futuro do País no âmbito dos oceanos, a relevância histórica e estratégica do contexto marítimo e, sobretudo, o incremento da mentalidade marítima na Sociedade brasileira.

Na foto, o Almirante Moura Neto acompanhado dos Almirantes Lucio e Campos,
ex-Presidente e atual Presidente da Fundação, respectivamente

Nas suas palavras de boas-vindas ao Almirante Moura Neto e convidados participantes da palestra, o Almirante Campos ressaltou o trabalho incessante da Fundação para modernização de seus processos relacionados às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para o mar, citando a ampliação da certificação ISO 9001:2015, desde 2022, para todas as atividades estatutárias da FEMAR, bem como a renovação do credenciamento, até 2027, junto ao MEC e MCTI, como fundação de apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil, efetivando  o conceito da tríplice hélice e gerando a interação entre os setores Acadêmico, Industrial e Estatal, necessária à operacionalização do recebimento de royalties pelas ICT credenciadas. Finalizando suas palavras, o Almirante Campos realçou que tal evento reforça a parceria latente entre o CEMBRA e a FEMAR, unindo-os no incremento da mentalidade marítima – tão importante para a Nação brasileira.

Em sua apresentação, o atual Coordenador Executivo do CEMBRA, Almirante Moura Neto, abordou soluções para os complexos problemas ligados ao mar brasileiro descritos nesta 3ª edição do BMS XXI: “A pretensão deste Centro de Excelência é que esse lançamento seja considerado mais um passo à frente, no enfrentamento dos óbices, nela identificados, que interferem no caminho, sendo trilhado pelo Brasil, para se consagrar em uma potência marítima”. Também ressaltou a importância da Década dos Oceanos e que o CEMBRA irá colaborar com esforços nacionais em prol desses dez anos dedicados aos oceanos, já tendo selecionado cinco projetos que receberão sua atenção prioritária.

Almirante Moura Neto e o Almirante Marcelo Campos Presidente da Fundação FEMAR

O evento destacou a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar os desafios ambientais, econômicos e estratégicos relacionados aos mares e oceanos. As discussões e reflexões compartilhadas contribuirão para moldar um futuro mais consciente e sustentável para o nosso País, em especial às novas gerações de brasileiros, no que diz respeito ao seu patrimônio marítimo.

Alunos dos cursos técnicos em Transporte Aquaviário e em Portos da Fundação
participantes da apresentação do Almirante Moura Neto

O QUE É O CEMBRA?

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro, com personalidade jurídica própria, é uma associação advinda do esforço cooperativo de setores da sociedade brasileira, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias e estudos relacionados ao Mar Brasileiro, sempre que possível mediante a execução de Projetos Estruturantes, instituída na forma do Código Civil Brasileiro para fins não econômicos e sem fins lucrativos.

Tem como missão propor, coordenar e executar projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro, por meio da integração entre as partes interessadas e aplicação dos conceitos de excelência, visando ao desenvolvimento nacional nesse ambiente. Visa ser reconhecido como organização de integração em atividades de vanguarda relacionadas ao estudo e aproveitamento sustentável do Mar Brasileiro.

Fundação de Estudos do Mar