A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL JUNTO À IMO

Publicado em 17 de Agosto de 2023

A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL JUNTO À IMO

Após a adoção da Convenção sobre Organização Marítima Consultiva Intergovernamental no dia 6 de março de 1948, a Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization, IMO) foi estabelecida. Essa convenção recebeu a assinatura de 51 Estados e entrou em vigor em 17 de março de 1958. O principal propósito era fomentar a colaboração entre os governos no âmbito dos assuntos marítimos e fornecer um fórum para discussão e consulta sobre questões técnicas relacionadas ao transporte por mar.

Ao longo dos anos, a IMO desempenhou um papel fundamental no progresso e na adoção de Convenções e Códigos internacionais relacionados à segurança e proteção do transporte por mar, à prevenção da poluição dos oceanos, à facilitação, aos aspectos jurídicos e à cooperação técnica entre os Estados-membros. Entre esses acordos, destacam-se a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL) e a Convenção Internacional sobre Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW), consideradas como Convenções-chave.

O MARPOL e o SOLAS são tratados internacionais criados pela IMO para prevenir a poluição marinha e garantir a segurança no transporte marítimo.

SOLAS

A Convenção SOLAS da IMO estabelece normas de segurança para navios em todo o mundo, incluindo equipamentos de segurança, procedimentos operacionais e requisitos de treinamento.

MARPOL

A Convenção MARPOL da IMO estabelece padrões globais para a prevenção da poluição da navegação marítima e fornece uma estrutura legal para o controle das emissões dos navios.

O Brasil tornou-se membro da IMO desde 1963. A partir desse momento, o País passou a desempenhar um papel ativo nos trabalhos da Organização, contribuindo para o desenvolvimento de regulamentações internacionais relacionadas às responsabilidades da IMO, especialmente aquelas voltadas para a segurança da navegação e a preservação do meio ambiente marinho.

As discussões realizadas na Organização Marítima Internacional geram regulamentações que têm um impacto significativo na garantia da segurança, proteção e sustentabilidade ambiental do transporte marítimo global. Além das questões de segurança, proteção e meio ambiente, também é importante considerar os impactos econômicos relevantes que as decisões tomadas na IMO podem acarretar.

No Brasil, oceanos, rios e lagos desempenham um papel fundamental como principais rotas do comércio internacional.

Fundação de Estudos do Mar

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil