VOCÊ SABE O QUE É A AVALIAÇÃO DO ECOSSISTEMA MARINHO PARA O OCEANO AUSTRAL?

Publicado em 31 de Novembro de 2023

O lançamento do Sumário para Tomadores de Decisão da Avaliação dos Ecossistemas Marinhos do Oceano Austral (Summary for Policymakers of the Marine Ecosystem Assessment for the Southern Ocean – MEASO) ocorreu  na sessão de encerramento do Simpósio Anual da AAPP, em Hobart, em 18 de outubro (programa pode ser acessado emhttps://aappartnership.org.au/wp-content/uploads/2023/10/AAPP-Symposium_final.pdf).

A Avaliação do Ecossistema Marinho do Oceano Austral (MEASO) apresenta uma gama enorme de conhecimentos, dados, ferramentas e abordagens disponíveis para informar as decisões sobre a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos na região e os serviços que eles oferecem, e como a implementação desses processos pode ser melhorada.

SOBRE MEASO

A Avaliação do Ecossistema Marinho para o Oceano Austral (MEASO) é a primeira avaliação interdisciplinar circumpolar sobre o estado e as tendências nos ecossistemas do Oceano Antártico e dos motores de mudança, para utilização por tomadores de decisão, cientistas e pelo público em geral.

Com início em 2018, o MEASO é um processo aberto e participativo que envolveu inicialmente 203 cientistas de toda a comunidade científica da Antártida e do Oceano Antártico (19 países, 51% identificando-se como mulheres, 30% em início de carreira), contribuindo para 24 artigos de investigação publicados num tópico de investigação especial nas revistas Frontiers. Esse coletivo tem aumentado ano a ano.

MEASO é uma atividade central da Integração promovida pelo Integrating Climate and Ecosystem Dynamics in the Southern Ocean (ICED)/Dinâmica do Clima e dos Ecossistemas no Oceano Antártico, que é um programa regional de Pesquisa Integrada da Biosfera Marinha (IMBeR, que é um programa conjunto do Comitê Científico de Pesquisa Oceânica [SCOR] e Future Earth ), e co-patrocinado pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica (SCAR). O MEASO também é apoiado pelo Southern Ocean Observing System (SOOS), um programa conjunto do SCAR e do SCOR.

O Resumo para Tomadores de Decisão (SPM) será publicado por:
– Comitê Científico de Pesquisa Antártica/Scientific Committee on Antarctic Research (www.scar.org)
– Comitê Científico de Pesquisa Oceânica/Scientific Committee on Oceanic Research (www.scor-int.org)
– Pesquisa Integrada da Biosfera Marinha/Integrated Marine Biosphere Research (www.imber.info)

Resumidamente o Resumo para Tomadores de Decisão apresenta:

• As principais conclusões do MEASO;
  • Constatações relevantes para políticas públicas e recomendações de prioridades de investigação;
  • Gerenciando a mudança;
  • Medindo a mudança;
  • Projetando mudanças em apoio à avaliações de risco;
  • Estado, variabilidade e mudança nos ecossistemas do Oceano Antártico;
  • Valor e importância dos ecossistemas do Oceano Antártico para o Sistema Terrestre;
  • Mudanças nos habitats do Oceano Antártico; e,
  • Mudanças biológicas e suas vulnerabilidades.

Fundação de Estudos do Mar

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil