16/11 – DIA NACIONAL DA AMAZÔNIA AZUL E SUA IMPORTÂNCIA

Publicado em 16 de Novembro de 2023

A Amazônia Azul é um território marítimo brasileiro de extrema relevância que preserva uma riqueza de recursos de imenso valor, desempenhando papéis econômicos, sociais, estratégicos e ambientais vitais para o País.

Biodiversidade Marinha: abriga recifes de coral, tartarugas marinhas, golfinhos e diversas espécies de peixes, formando uma biodiversidade marinha excepcional. A preservação desses ecossistemas é importante para manter o equilíbrio ecológico dos oceanos.

Pesquisa Científica: oferece vastas oportunidades para pesquisas científicas e estudos ambientais, fundamentais para compreender e preservar os ecossistemas marinhos e a biodiversidade única.

Recursos Pesqueiros: é um paraíso da biodiversidade marinha, abrigando uma miríade de espécies que sustentam prósperas indústrias de pesca e aquicultura. Esses recursos são essenciais para a segurança alimentar do País e impulsionam a economia.

Reservas de Petróleo e Gás: a Amazônia Azul inclui áreas de exploração de petróleo e gás, sendo um pilar fundamental para a produção energética do Brasil. A exploração de petróleo em águas profundas é uma parte significativa da economia nacional.