FEMAR E NORSUL TRAÇAM METAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA “ECONOMIA DO MAR”

Publicado em 21 de Maio de 2024

No mês de maio, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) recebeu a comitiva da Norsul, uma das maiores empresas de cabotagem do Brasil, atuante no segmento de navegação e logística integrada e que cuida de cargas de Norte a Sul do País. A Norsul atua, desde 1963, com o compromisso com a Sustentabilidade. Tem como objetivo criar o que é bom para o mundo e, por isso, desenvolve ações de responsabilidade socioambiental, atendendo aos principais pilares da agenda ESG.

Na ocasião, várias atividades foram apresentadas, com ênfase no Ensino, em conformidade com as regulamentações básicas da Marinha do Brasil (MB) e do Ministério da Educação, tais como: o Ensino Profissional Marítimo (EPM), onde são oferecidos cursos para aquaviários e pessoal não embarcadiço que trabalham em Atividades Correlatas ao transporte e comércio marítimo​; e, os 75 Cursos Livres, que não são regidos por lei específica, sendo 35 na área de Transporte e Comércio Marítimo, 13 no segmento do Meio Ambiente e 27 sobre Desenvolvimento Gerencial.

Cumprindo a LDB que estabelece as diretrizes e bases da educação, a Escola Técnica de Estudos do Mar (ETEMAR), mantida pela FEMAR, oferta cursos técnicos e profissionalizantes articulados com o ensino médio, sendo credenciada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Ao finalizar a visita, os colaboradores da FEMAR apresentaram os simuladores da Instituição, que permitem realizar treinamentos práticos sobre diversas técnicas de condução/manobras de embarcações e de comércio marítimo. Também abordaram como a Fundação se prepara para a realização do Curso de Pós-Graduação em “Gestão de Portos com Tecnologias Inovadoras”, com foco no Porto 4.0 e o emprego da análise de dados em larga escala (Big Data), Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT), gerando sinergia necessária para a consolidação da filosofia de e-navigation disseminada pela Organização Marítima Internacional (IMO​).

Fundação de Estudos do Mar

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil