FEMAR REALIZA ATIVIDADES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 13 de Junho de 2024

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) realizou mais uma atividade do “Mar de Escolhas” no dia 6 de junho. O Projeto é motivo para um impulso na nova geração no sentido de salvarmos os oceanos, maior reservatório de biodiversidade do Planeta.

O “Mar de Escolhas” aconteceu na Escola Municipal Charles Dickens, situada em Campo Grande, no bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Cerca de 65 estudantes foram beneficiados com o Projeto, que visa incentivar o aprendizado sobre as oportunidades de futuro das profissões ligadas ao mar, apesar de ainda serem pouco exploradas e conhecidas pela nossa Sociedade.

A FEMAR apoia esta causa!  Para divulgar o conhecimento sobre dessas oportunidades, a Fundação contou com a presença da Capitão de Longo Curso (CLC) Hildelene Lobato Bahia, primeira mulher a Comandar um navio da Marinha Mercante Brasileira, e da Sargento Mayra, do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha do Brasil (MB).

Os oceanos e mares desempenham um papel fundamental para o equilíbrio e bem-estar do nosso Planeta. É de valor inestimável a contribuição em recursos básicos, como alimentos, energia, matéria-prima e transporte. Diante disso, é essencial ressaltar a enorme importância dessas carreiras, tanto para a Sociedade quanto para a economia do nosso País.

É fundamental mudar esse cenário! É nosso dever divulgar o conhecimento sobre as diversas oportunidades de futuro para os jovens brasileiros! Incentivar a construção da mentalidade marítima para um futuro repleto de possibilidades.

Ainda na Semana do Meio Ambiente, alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA) da Fundação de Estudos Mar participaram, no dia 7 de junho, de um debate na Marina da Glória, localizada no Aterro do Flamengo no bairro da Glória, Rio de Janeiro.

A palestra, ministrada pela Instrutora da FEMAR/ETEMAR (Escola Técnica de Estudos do Mar) e Diretora do Instituto Aqualung, Profª Bianca Amorim, abordou a temática “Gestão Ambiental e Prevenção da Poluição ISO 14001”.

CERTIFICAÇÃO ISO 14001

Explorar os requisitos da norma ISO 14001 é o primeiro passo para entender como essa Certificação pode transformar a gestão ambiental de uma empresa. A importância da ISO 14001 destaca o objetivo central para promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. É através da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficaz, utilizando a metodologia “Planejar (plan), Fazer (do), Checar (check) e Agir (act)” (PDCA) alinhada com os requisitos obrigatórios, que as empresas podem promover melhorias significativas na eficiência operacional, redução de custos e aprimoramento da imagem corporativa.

Alguns dos requisitos gerais para obter a ISO 14001, podemos citar:

• Definição e Documentação do Escopo: Esclarecimento das atividades, produtos e serviços da organização que interagem com o meio ambiente.
  • Implementação do Sistema: Aplicação prática das diretrizes e procedimentos documentados para gerenciar impactos ambientais.
  • Manutenção do Sistema e Melhoria Contínua: Garantia do funcionamento contínuo e eficaz do sistema, com atualizações periódicas conforme necessário.
  • Política Ambiental: Elaboração de uma política que reflita os compromissos e objetivos ambientais da organização.
  • Planejamento Ambiental: Identificação dos aspectos ambientais significativos e estabelecimento de objetivos e metas para a gestão ambiental.
  • Implementação e Operação: Definição de responsabilidades, alocação de recursos e estabelecimento de procedimentos para controlar as operações que impactam o meio ambiente.
  • Ações Corretivas e Preventivas: Implementação de medidas para resolver não conformidades identificadas e prevenir a ocorrência de problemas ambientais.

Fonte: hhttps://amblegis.com.br/meio-ambiente/quais-sao-os-requisitos-gerais-para-obter-a-iso-14001/

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar