DESCUBRA AS INCRÍVEIS CRIATURAS DOS OCEANOS: TARTARUGAS MARINHAS

Publicado em 17 de Junho de 2024

O Dia Mundial da Tartaruga Marinha é celebrado em 16 de junho, uma data dedicada a refletir sobre a conservação desses animais essenciais para a saúde dos ecossistemas marinhos. Em todas as partes do planeta, as tartarugas estão cada vez mais ameaçadas pela exploração humana e pelas pressões relacionadas ao desenvolvimento, tais como a poluição do mar, a captura incidental pela pesca, e a degradação e ocupação de áreas de desova. Arraste e conheça um pouco mais sobre essas criaturas do mar!

VOCÊ SABIA?

1. As tartarugas não têm dentes, mas possuem estruturas de queratina no palato, que as auxiliam na alimentação.

2. Elas não têm cordas vocais, apesar disso emitem diversos tipos de sons para se comunicarem.

3. Não possuem orelhas, mas têm um sistema auditivo com ouvido médio e interno que as possibilitam escutar.

4. Quando ainda estão nos ovos conseguem ouvir os sons emitidos pelas fêmeas agrupadas na água para guiar os filhotes e os mesmos se comunicam entre si para sincronizar a eclosão.

5. São como dinossauros de tão antigas! Pertencem a uma das linhagens mais ancestrais de répteis vivos. O primeiro registro datado é de 110 milhões de anos atrás e quase não se modificaram.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar