CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA – ESMAR 2024

Publicado em 20 de Junho de 2024

No dia 18 de junho, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) deu início ao seu Curso de Estratégia Marítima (ESMAR 2024), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN). O ESMAR 2024, que está em sua 15ª edição, sendo a 5ª na modalidade on-line com aulas síncronas via plataforma MS TEAMS, será ministrado até o dia 29 de agosto.

A Aula Inaugural foi ministrada pelo Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro, com o tema “Desafios para a Defesa e a Segurança Marítimas Brasileiras”, abordando O Brasil e o mar; a realidade global; e a realidade nacional.

A turma do ESMAR 2024 é formada por 70 alunos, sendo um de Moçambique. Em suas reflexões, o Almirante Zuccaro concluiu: “A tecnologia pode melhorar o desempenho das plataformas de combate, mas não substituí-las. Por isso, devemos analisar as “velhas ameaças”, que não acabaram, com o foco nas “novas” que ainda podem surgir. Conscientizar a Sociedade do seu papel e o poder da liderança política faz parte da capacitação de combatentes preparados, líderes civis e militares, bem como o desenvolvimento de novos meios”.

ESMAR 2024

Durante esse período do ESMAR 2024, podemos citar alguns dos temas das palestras que serão trabalhadas, tais como: “Análise da Geopolítica Corrente Internacional”; “Direito do Mar”; “Amazônia Azul”; “Planejamento Estratégico de Defesa”; “Economia do Mar”; “Ciência, Tecnologia, Inovação e Poder Marítimo”; “Geopolítica do Petróleo”; “Pesca: Situação Atual e Perspectivas do Setor Pesqueiro Brasileiro”; e, “A Marinha Mercante do Brasil”.

O Curso de Estratégia Marítima visa proporcionar aos participantes conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Nacional, enfatizando os aspectos da Conjuntura Internacional e Nacional, do Poder Marítimo e da Estratégia Nacional de Defesa. É direcionado para profissionais graduados ou graduandos, preferencialmente, das áreas de Direito, Relações Internacionais, Comércio Exterior ou áreas afins, que visam obter ou atualizar conhecimentos sobre Estratégia Marítima.